Enem 2020 – Confira os pontos positivos e negativos do Enem Digital

As mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como a prova digital, podem apresentar vantagens e desvantagens aos participantes. Confira aqui!

Na edição passada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) anunciou que iria implementar o Enem digital. Além disso, foram divulgadas mudanças que ainda devem ser feitas no processo seletivo dos próximos anos.

Segundo o Inep, até 2026 as provas serão 100% digitais. Portanto, vale pensar desde já quais são os benefícios e malefícios dessas modificações.

Pontos positivos do Enem Digital

Uma das vantagens do Enem digital, ou talvez a maior, é a redução no desperdício de papel, já que um grande volume de provas é impressa e descartada. Por consequência, há a contribuição com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Contudo, não só isso pode ser apontado como benefício do Enem digital. Outro fator relevante é a economia atribuída à instituição. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), na edição anterior do Enem foram gastos cerca de R$ 500 milhões com os testes.

Segundo alguns especialistas, a versão digital é mais segura do que a versão impressa, considerando que o papel tenha mais exposição e maior probabilidade de ser fraudado.

Porém, na perspectiva de outro grupo, acontece justamente o oposto, já que o Enem Digital pode sofrer ameaças de grupos de hackers.

Pontos negativos do Enem Digital

Ao discutir as desvantagens do Enem digital não há como desvincular da desigualdade social brasileira, já que muitas pessoas não possuem acesso à internet, computadores ou aparelhos celulares.

A princípio, esse pode até não aparentar ser um problema, tendo em vista que as provas não serão aplicadas em casa, porém, nem todos terão a mesma oportunidade de estudar, fazer simulados on-line e treinar para se adaptar ao processo.

Além da desigualdade mencionada, outro ponto-chave é a possibilidade de haver problemas técnicos e falta de infraestrutura para lidar com eles. À vista disso, não há como não destacar que o Enem Digital apresente esses riscos em uma escala maior.

Você pode se interessar também por:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.