Era Glacial

Era Glacial é o nome dado ao período em que ocorre o resfriamento intenso do planeta Terra.

Era Glacial, ou glaciação, é a forma que nos referimos a qualquer período em que ocorra o resfriamento do planeta Terra. Tal resfriamento ocorre quando grandes e espessas camadas de gelo ocupam amplas áreas do planeta.

Geralmente, a Era Glacial dura milhares de anos e modifica drasticamente a superfície da Terra, chegando até mesmo a alterar o formato de continentes inteiros.

Nosso planeta já vivenciou várias glaciações, sendo a mais recente a do Período Pleistoceno, que compreendeu os anos de 2,588 milhões de anos atrás até 11,7 mil a.C.

Esse fenômeno costuma se manifestar de modo mais intenso em regiões que possuem a latitude mais elevada, como as que se aproximam da Linha do Equador.

Era do Gelo

Estudos apontam que o planeta Terra já passou por pelo menos seis grandes glaciações. A última iniciou-se há aproximadamente 20 mil anos atrás e terminou por volta de 11 mil a.C., no Período Pleistoceno (época do Período Quaternário) seguida por um longo período de aquecimento.

Após o último período glacial, milhares de animais foram extintos do planeta, como o mamute, o rinoceronte-lanoso, o mastodonte e o tigre-dentes-de-sabre. Do mesmo modo, as vegetações foram intensamente atingidas por esse evento.

Características da Era Glacial

A principal característica da Era Glacial é a presença de enormes blocos de gelo na superfície da Terra. Essas fases são alternadas por períodos chamados de interglaciais, isto é, períodos que se caracterizam por uma temperatura mais elevada, como a que vivemos hoje.

O degelo e a queda do clima permitiram o surgimento de várias atividades que marcaram o início da época geológica vivida pela Terra atualmente, iniciada no Holoceno, há cerca de 10 mil anos a.C.

Causas da glaciação

Segundo o cientista sérvio Milutin Milankovitch (1879–1958), as transformações climáticas ocorrem devido a vários fatores que influenciam as taxas de radiação do Sol, que é a principal fonte de calor do nosso planeta.

De acordo com Milankovitch, os três principais elementos que causam modificações na radiação solar são:

  1. Deslocamento do periélio: quando o movimento de translação da Terra é modificado;
  2. Mudança do eixo de rotação: quando ocorre uma inclinação considerável do planeta que provoca uma menor incidência dos raios solares;
  3.  Precessão dos equinócios (ou movimento precessional): quando ocorre variação desse movimento realizado pela Terra, interferindo na posição do planeta em relação ao Sol.

Segundo o pesquisador sérvio, para que aconteça as glaciações, é preciso que os três fatores ocorram de forma concomitante, pois a ocorrência de apenas um provoca o aquecimento da Terra.

Saiba mais em:

Era Glacial