Esclavagismo ou sinfilia

A relação ecológica de esclavagismo, também chamado de sinfilia, acontece quando uma espécie beneficia-se dos serviços de outra espécie.

As relações entre os seres vivos mantêm o equilíbrio do ecossistema.

Essas interações podem acontecer entre espécies iguais ou diferentes, trazendo ou não benefícios.

Você pode baixar um mapa mental sobre relações ecológicas e imprimir para estudar clicando aqui.

O que é esclavagismo?

O esclavagismo também pode ser chamado de sinfilia. Essa relação acontece quando uma espécie, chamada de exploradora, beneficia-se dos serviços de outra espécie, a explorada.

A espécie explorada é prejudicada nesse tipo de relação pois, apesar dos indivíduos terem um gasto energético para a produção daquele serviço, eles não usufruem dele, ou seja, é uma relação desarmônica.

As relações ecológicas desarmônicas podem ser interespecífica ou intraespecífica.

Exemplos de esclavagismo

Nós humanos praticamos o esclavagismo com muitas espécies, como quando consumimos o mel, cera ou própolis das abelhas, os ovos das galinhas, o leite da vaca.

Essa relação também acontece entre animais que se alimentam de ovos de outras espécies ou quando, por exemplo, as formigas se alimentam de larvas.

Um tipo de relação esclavagista intraespecífica é a do leão macho alfa que se aproveita do trabalho de todas as leoas da matilha. Outro caso é o da hiena matriarca que também se aproveita de todo o trabalho e proteção do seu bando.

Hienas
Hienas

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.