12 Escritores negros e escritoras negras da literatura brasileira

Confira os nomes de alguns escritores negros e escritoras negras que selecionamos para você.

Durante muito tempo, as obras literárias produzidas por escritores brancos do sexo masculino foram largamente lidas e estudadas tanto nas universidades quanto nas escolas. Com isso, a literatura estudada nas instituições educacionais eram, em sua maioria, europeia e masculina.

Entretanto, nos últimos anos, nota-se uma maior busca por obras literárias produzidas por autores negros. Algumas escritoras negras vêm ocupando posições de destaque em livrarias e sites de venda. A principal pauta abordada nessas obras é a questão do racismo no Brasil.

Sendo assim, selecionamos 12 escritores negros e escritoras negras que merecem ser lidos por toda a sociedade.

1- Conceição Evaristo (1946-)

Escritores negros e escritoras negras
Conceição Evaristo.

Maria da Conceição Evaristo de Brito trabalhou como empregada doméstica e atualmente é doutora em Literatura Comparada. Em suas obras, ela aborda temas como: gênero, discriminação racial, classe social e mulher negra no Brasil.

2- Lima Barreto (1881-1922)

Escritores negros e escritoras negras
Lima Barreto.

Afonso Henriques de Lima Barreto é considerado um dos escritores mais importantes do país. Filho de escrava liberta, suas obras são marcadas pela denúncia social (racismo e pobreza), pela crítica ao nacionalismo exagerado e ao militarismo.

3- Maria Firmina dos Reis (1822-1917)

Escritores negros e escritoras negras
Maria Firmina dos Reis.

Maria Firmina dos Reis é considerada a primeira romancista negra da América Latina.

Fundadora da primeira escola mista e gratuita da época, ela publicou crônicas e contos na imprensa do Maranhão. Além disso, ela foi a primeira mulher a publicar um romance abolicionista.

4- Carlos de Assumpção (1927-)

Escritores negros e escritoras negras
Carlos de Assumpção.

Carlos de Assumpção é professor, advogado, poeta e escritor. Ganhou diversos prêmios e títulos, tendo suas obras traduzidas para o alemão, inglês e francês.

5- Stela do Patrocínio (1941-1997)

Escritores negros e escritoras negras
Stela do Patrocínio.

Existem poucas informações a respeito de Stela do Patrocínio. O que se sabe é que ela não escrevia, mas recitava seus poemas que traziam questões referentes à mulher negra e pobre.

6- Cruz e Sousa (1861-1898)

Escritores negros e escritoras negras
Cruz e Souza.

João da Cruz e Sousa foi um poeta brasileiro que assinava seus textos com a alcunha de Dante Negro ou Cisne Negro. Fundou jornais literários e foi colaborador de outros, como da Tribuna Popular, renomado jornal da época.

8- Ruth Guimarães (1920-2014)

Escritores negros e escritoras negras
Ruth Guimarães.

Ruth Guimarães Botelho foi uma escritora, poetisa e tradutora brasileira. Foi a primeira escritora negra a ficar conhecida nacionalmente desde a publicação do primeiro livro, em 1946.

Ela lecionou em escolas públicas e trabalhou publicando seus textos em alguns jornais, como a Folha de São Paulo e na Revista do Globo.

9- Oswaldo de Camargo (1936-)

Escritores negros e escritoras negras
Oswaldo de Camargo.

Oswaldo de Camargo é um escritor, poeta e crítico. Atuou em movimentos negros, como a Associação Cultural do Negro e chegou a escrever romances com personagens negros e sobre a cidade de São Paulo, com todas as suas complexidades.

10- Djamila Ribeiro (1980-)

Escritores negros e escritoras negras
Djamila Ribeiro.

Djamila Taís Ribeiro dos Santos é uma filósofa e escritora negra.

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ela se tornou conhecida por seu ativismo nas redes sociais e pelo alto número de vendas de seus livros. Atualmente, é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

11- Abdias do Nascimento (1914-2011)

Escritores negros e escritoras negras
Abdias do Nascimento.

Abdias do Nascimento foi um professor, escritor e poeta brasileiro. Neto de escravos, ele é considerado um dos maiores expoentes dos direitos humanos e da cultura negra no Brasil e no mundo.

Em 2010, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Abdias fundou diversas entidades voltadas para a inserção da população negra no mundo das artes e da pesquisa, além de ter sido idealizador do Movimento Negro Unificado (MNU).

12- Carolina Maria de Jesus (1914-1977)

Escritores negros e escritoras negras
Carolina Maria de Jesus.

Carolina Maria de Jesus é uma das autoras negras mais conhecidas no Brasil, sendo uma das primeiras a serem publicadas no país.

Seus livros narram a vida árdua que teve, marcada pela miséria. Carolina foi catadora de papel e teve seus livros publicados em mais de 40 países e traduzidos para 14 línguas.

Foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas que, ao fazer uma matéria sobre uma favela de São Paulo, conheceu Carolina e percebeu seu potencial.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.