Espermatozoides

Vamos conhecer os gametas masculinos dos seres humanos?

O espermatozoide é o gameta masculino dos seres humanos. Ele é muito menor que o gameta feminino, e, como é um flagelo, pode se locomover.

Os espermatozoides foram descobertos pelo holandês Anton van Leeuwenhoek no século XVII ao examinar o próprio sêmen, ele chamou os espermatozoides de “animais minúsculos”.

Função dos espermatozoides

A função dos espermatozoides é carregar as informações genéticas masculinas que serão repassadas aos descendentes durante a reprodução. Quando ocorre a junção dele com o ovócito secundário, dizemos que aconteceu uma fecundação que origina o zigoto.

O zigoto passará pelo desenvolvimento embrionário até formar um novo ser humano completamente desenvolvido, processo que demora nove meses para se completar.

Produção de espermatozoides

A produção de espermatozoides é chamada de espermatogênese. Ela começa a ocorrer durante a puberdade e persiste por toda a vida dos homens.

Eles são produzidos nos testículos que é composto por túbulos seminíferos que têm tecidos especializados na produção dessas células gaméticas.

Os espermatozoides ficam armazenados no epidídimo até completarem sua maturação. Eles são liberados através da uretra juntamente aos líquidos seminais formando o sêmen. A liberação acontece durante o ato sexual, num processo chamado de ejaculação.

Cada ejaculação elimina milhões de espermatozoides e apenas um poderá fecundar o ovócito secundário.

Tipos de espermatozoides

Os espermatozoides são os responsáveis por definir o sexo do novo indivíduo que será gerado na fecundação. Isso ocorre porque eles podem ter tanto cromossomos X quanto Y.

Como os ovócitos secundários só possuem cromossomos X quando eles se juntam aos espermatozoides que contêm o cromossomo X. O novo embrião terá o par de cromossomos sexuais XX e será do sexo feminino.

Se eles se juntarem aos espermatozoides Y, o novo embrião terá o par de cromossomos sexuais XY e será do sexo masculino.

Estrutura do espermatozoide

O espermatozoide tem o corpo formado por uma cauda e uma cabeça. A cabeça possui formato achatado e contém um núcleo onde está o material genético.

A parte da frente da cabeça do espermatozoide é chamada de acrossoma e contém enzimas digestivas que irão facilitar o rompimento da membrana do ovócito na fecundação.

A cauda é composta por um flagelo que facilita a locomoção desse gameta na corrida para encontrar o ovócito secundário nas tubas uterinas da mulher.

Espermatozoides - Estrutura
Espermatozoides – Estrutura

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.