Esportes de invasão – O que são e exemplos

Os esportes de invasão são mais presentes no cotidano que você imagina. Confira o que são esses esportes de invasão e exemplos!
O que são esportes de invasão? Um esporte de invasão consiste em conduzir um objeto, como uma bola, até um ponto determinado da quadra ou do campo adversário.

Entre os esportes mais conhecidos estão: futebol, rugby, basquete, futsal, futebol americano, hóquei e polo aquático. Além de conduzir o objeto até o local, os esportes também possuem como elemento principal a estratégia.

A estratégia é importante uma vez que também é necessário proteger a quadra de invasões, planejar posicionamentos, passes e ataques.

Confira alguns exemplos de esportes de invasão!

Futebol

Futebol

O futebol é o esporte mais jogado do mundo e do Brasil, sendo comum entre todas as classes e idades. O jogo possui dois times de 11 pessoas, sendo uma delas, o goleiro, responsável por proteger o gol.

Em uma partida de dois tempos de 45 minutos, os times devem tentar levar uma bola com os pés, ombro, peito ou cabeça até o gol, posicionado no final do campo entre 90 e 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura.

Rugby

Rúgbi

O rugby foi criado na Inglaterra em 1823 e consiste em duas equipes, cada uma com 7 a 15 participantes, com o objetivo de alcançar a trave em formato de H, localizado na extremidade do campo.

Os jogadores podem usar as mãos ou os pés, além de derrubar os adversários.

Futebol americano

Futebol americano

O futebol americano é uma versão estadunidense do rugby. Com dois times de 11 jogadores, sendo um responsável pelo ataque, devem tentar conduzir a bola em formato oval até a trave em formato de H.

Basquete

Basquete

O basquete foi criado em 1891 para ser jogado durante o inverno, por isso, é realizado em uma quadra interna.

O jogo consiste em dois times de cinco pessoas que devem tocar a bola no chão com uma mão até a cesta no fundo da quadra. Uma partida tem quatro tempos de 10 minutos e um intervalo de 15 minutos na metade.

Polo aquático

Polo Aquático / Foto: Satiro Sodre – Divulgacao CBDA.

Esse esporte surgiu na Inglaterra em 1876, sendo chamado inicialmente de futebol aquático.

Cada equipe possui sete jogadores, que devem conduzir a bola nadando em uma piscina de 30×20 metros, usando apenas uma mão ou a testa, até o gol. Cada partida possui quatro tempos de oito minutos.

Hóquei no gelo

Hóquei

O hóquei no gelo foi derivado do hóquei de campo e foi criado no Canadá, em 1834.

O objetivo do jogo é conduzir um disco de borracha usando um taco até o gol. Como o nome diz, esse hóquei é praticado no gelo, com as equipes de seis pessoas patinando.

Leia também:

esportes coletivos