Estações do ano – Outono, inverno, primavera e verão

Divididas em quatro, as estações são os períodos em que o ano é dividido de acordo com as características climáticas. As rotações variam de acordo com a movimentação da Terra.

As estações do ano ocorrem ao longo do período de um ano, e são os períodos em que o ano é dividido de acordo com suas características climáticas. Sendo, dessa forma, dividido em quatro estações: outono, inverno, primavera e verão.

Em algumas regiões não é possível identificar as estações do ano, e a primavera e o outono podem não ser definidos. É o caso dos países localizados na faixa tropical do planeta, que não possuem as quatro estações bem definidas e tem predominância do verão e inverno.

Como surgem as estações do ano?

As estações variam conforme a movimentação da Terra em relação ao Sol, ou seja, a exposição dos raios solares no planeta. Dessa forma, o hemisfério sul sempre vai estar com estação oposta ao hemisfério norte.

O movimento de translação e as diferentes inclinações da Terra em relação ao Sol, determinam as estações do ano. Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca a chegada do verão e do inverno.

Características das estações do ano

Estações do ano

As estações possuem características marcantes que variam do hemisfério sul para o hemisfério norte, por conta da inclinação da Terra e os movimentos de rotação. Sendo, portanto, características diferentes do hemisfério sul para o hemisfério norte.

Características das estações do ano no hemisfério norte

  • Verão

Sucede a primavera e antecede o outono. É marcado por altas temperaturas e dias mais longos que as noites. O verão é caracterizado por apresentar altos índices pluviométricos, ou seja, marcado por muita chuva.

É chamado de verão boreal no hemisfério norte, e se inicia por volta do dia 21 de junho e termina aproximadamente dia 23 de setembro;

  • Outono

Sucede o verão e antecede o inverno. Com exceção das regiões próximas ao Equador, é o período em que as temperaturas começam a cair.

É nessa época em que as folhas das árvores ficam amareladas e caem. Dessa maneira, é considerado um período de transição. No hemisfério norte essa estação costuma chegar no dia 23 de setembro e vai embora por volta de 21 de dezembro;

  • Inverno

Sucede o outono e antecede a primavera. É marcado por apresentar as menores temperaturas do ano e, por isso, é comum a migração de animais para lugares em que a temperatura está mais alta.

Caracteriza-se por noites mais longas que os dias, por conta da menor incidência dos raios solares na região vigente.

Em diversas localidades podem acontecer geadas e nevascas. No hemisfério norte é conhecido como inverno boreal, e inicia-se por volta do dia 21 de dezembro e termina por volta do dia 20 de março;

  • Primavera

Sucede o inverno e antecede o verão. Essa estação é marcada por temperaturas mais amenas, já que os índices de chuva começam a aumentar.

Nessa estação os dias começam a alongar-se e as noites a encurtar. É caracterizada, também, pelo reflorescimento da flora. No hemisfério norte é conhecida como primavera boreal. Tem início por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho.

Características das estações do ano no hemisfério sul

  • Verão

Sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por apresentar temperaturas mais elevadas e altos índices de chuva. Os dias costumam ser mais longos que a noite. É conhecido como verão austral, no hemisfério sul.

Tem início por volta do dia 21 de dezembro e termina aproximadamente dia 20 de março.

  • Outono

Sucede o verão e antecede o inverno. Essa estação do ano é caracterizada pela gradual queda de temperatura, exceto nas regiões próximas a linha do Equador.

Uma das principais características dessa estação é a queda das folhas das árvores, que apresentam tons amarelados. No hemisfério sul é conhecido como outono austral. Têm início por volta do dia 21 de março e término dia 21 de junho.

  • Inverno

Sucede o outono e antecede a primavera. Essa estação é caracterizada por baixas temperaturas e, em algumas regiões, pela presença de geadas e nevascas.

Assim como no hemisfério norte, no hemisfério sul é comum nessa época do ano acontecer migrações de várias espécies de animais para regiões com temperaturas mais elevadas.

Outra característica marcante são as noites mais longas que os dias. Conhecido por inverno austral, essa estação tem início no dia 21 de junho e termina por volta do dia 21 de setembro.

  • Primavera

Sucede o inverno e antecede o verão. Essa estação é caracterizada por temperaturas mais amenas e aumento gradual dos índices pluviométricos. Assim como no verão, os dias também são mais longos que as noites.

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora. Conhecida como primavera austral, tem início no dia 22 de setembro e término dia 21 de dezembro.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.