Estados físicos da água

A água pode ser encontrada em três estados físicos. Vamos conhecê-los?

A água pode ser encontrada no planeta Terra em três estados físicos diferentes: o sólido, o líquido e o gasoso.

As condições que determinam esses estados são a temperatura e a pressão atmosférica do local onde a água se encontra.

A superfície do nosso planeta possui 70% de água em sua composição, a maior parte está em estado líquido e pode ser encontrada nos rios, lagos, lagoas, mares e oceanos.

Nos polos do planeta a água encontra-se em estado sólido formando as grandes geleiras e a atmosfera é composta por muitos gases, entre eles o vapor d’água.

Estados físicos da água

Confira a seguir os estados físicos da água e suas definições:

  • Estado líquido: não possui forma definida e se adéqua ao local ou recipiente em que se encontra.
  • Estado sólido: possui estrutura rígida e regular, que não se adapta aos locais onde é inserido, geralmente ele tem a forma que a água líquida possui antes de solidificar.
  • Estado gasoso: não possui formato próprio, as moléculas são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, mas estão presentes em toda parte e são de extrema importância para a sobrevivência dos seres vivos.

Mudanças de estado físico

As mudanças de estado físico ocorrem quando acontecem alterações na temperatura e/ou na pressão atmosférica.

Essas mudanças de estados físicos da água são as responsáveis pela formação do ciclo da água, que permite a manutenção da atmosfera que garante a vida terrestre.

Estados físicos da água - Ciclo da água
Estados físicos da água – Ciclo da água

Existem cinco possibilidades de mudanças de estado físico da água, são elas: vaporização, solidificação, condensação, fusão, sublimação. Vamos conhecê-las?

Vaporização

A vaporização é a transformação da água em estado líquido para o estado gasoso. Ela pode ocorrer de três maneiras diferentes:

  1. Ebulição: o ponto de ebulição é a temperatura em que a água começa a ferver e se transformar em vapor. Quando se está ao nível do mar, essa temperatura é 100 °C.
  2. Evaporação: ocorre de forma lenta e gradual, mas o aumento da temperatura pode acelerar o processo. É o que ocorre quando colocamos roupas para secar no varal ou quando a água da chuva cai no solo.
  3. Calefação: essa é a forma mais rápida de vaporização, pois a água evapora em temperaturas superiores ao ponto de ebulição. Isso é o que acontece quando uma panela está muito quente e cai apenas um pingo de água nela, transformando-o instantaneamente em vapor.
Estados físicos da água - Evaporação
Estados físicos da água – Evaporação

Solidificação

A solidificação ocorre quando a água passa do estado líquido para o estado sólido, isso ocorre quando ela atinge 0 °C.

Esse processo é o responsável pela formação e manutenção das geleiras, da neve, e do gelo que consumimos nas bebidas.

Estados físicos da água - Solidificação
Estados físicos da água – Solidificação

Condensação

A condensação é o processo em que o vapor d’água se transforma em água líquida, ou seja, é a passagem do estado gasoso para o líquido. Ela também pode ser chamada de liquefação.

Para que a condensação aconteça é necessário que o vapor d’água entre em contato com temperaturas mais baixas.

A condensação é o processo responsável pela precipitação da água da chuva, pois é através desse processo que o vapor d’água contido na atmosfera retorna ao estado líquido.

As gotas de água que se formam na tampa da panela quando estamos cozinhando ou as gotículas que se acumulam do lado de fora de um copo que contenha uma bebida gelada também são formadas pelo processo de condensação.

Estados físicos da água - Condesação
Estados físicos da água – Condesação

Fusão

A fusão é a transformação do estado sólido em estado líquido e acontece quando a temperatura do estado sólido que está abaixo de 0 °C começa a aumentar e chega a 0 °C, ou seja, o ponto de fusão da água é 0 °C.

É importante lembrar que a temperatura se mantém constante em 0 °C até que a fusão seja completada em toda a água em estado sólido.

Estados físicos da água - Fusão
Estados físicos da água – Fusão

Sublimação

Na sublimação ocorre a transformação da água em estado gasoso para o sólido sem passar pelo estado líquido, ou seja, de forma direta, pulando um estado físico.

Essa transformação ocorre em mudanças bruscas de temperatura, mas é pouco comum no dia a dia, elas acontecem mais no ambiente industrial, o gelo seco é um exemplo de sublimação da água.

Estados físicos da água - Sublimação - Gelo seco
Estados físicos da água – Sublimação – Gelo seco

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.