Estanho

O estanho é um metal prateado maleável que não é facilmente oxidado no ar e resiste à corrosão.

Estanho (símbolo químico Sn, número atômico 50) é um metal prateado maleável que não é facilmente oxidado no ar e resiste à corrosão. É obtido principalmente da cassiterita mineral, na qual ocorre como um óxido.

Tabela periódica - Estanho

O elemento é extraído em cerca de 35 países em todo o mundo. Quase todos os continentes têm um importante país de mineração de estanho. Este metal é relativamente escasso, com uma abundância de cerca de duas partes por milhão na crosta da terra.

A maior parte de estanho do mundo é produzido no sudeste da Ásia sendo que a Tasmânia abriga alguns depósitos importantes de importância histórica.

Para que serve?

Este metal é um componente importante de muitas ligas. Além disso, é usado para revestir itens feitos de aço, chumbo e zinco para evitar a corrosão. Como o metal mais tonalmente ressonante, o estanho é usado na fabricação de tubos de órgãos.

História

O estanho é um dos primeiros metais conhecidos e foi usado como componente do bronze na antiguidade. Dado o seu efeito endurecedor sobre o cobre, o estanho foi usado em implementos de bronze já em 3500 AC. Acredita-se que a mineração de estanho tenha começado em Cornwall e Devon nos tempos clássicos, e um próspero comércio de estanho foi desenvolvido com civilizações do Mediterrâneo.

O metal puro, no entanto, não foi usado até cerca de 600 AC. A última mina de estanho da Cornualha, no sul de Crofty, perto de Camborne, foi fechada em 1998, encerrando quatro mil anos de mineração na Cornualha. A tradição diz que José de Arimateia era um comerciante de estanho e que trouxe seu sobrinho Jesus com ele para a Cornualha em algumas de suas viagens.

A palavra “estanho” tem cognatos em muitas línguas germânicas e celtas. O dicionário da American Heritage especula que a palavra foi emprestada de uma língua pré-indo-europeia.

Características

O estanho está localizado no grupo 14 (antigo grupo 4A) da tabela periódica, entre o germânio e chumbo. Além disso, encontra-se no período 5, entre índio e antimônio. Às vezes é conhecido como “metal pobre“, um nome dado aos metais que vêm depois dos metais de transição na tabela periódica.

Este metal branco prateado é maleável, dúctil e altamente cristalino. Quando uma barra de estanho é dobrada, um estranho som crepitante é produzido, causado pela quebra dos cristais. O metal resiste à corrosão da água destilada e da água do mar, mas pode ser atacado por ácidos fortes, álcalis e sais ácidos. Ele age como um catalisador quando o oxigênio está em solução e ajuda a acelerar o ataque químico.

Dados

Massa atômica – 118,710 u
Configuração eletrônica – [Kr] 4d10 5s2 5p2
Elétrons – 2, 8, 18, 18, 4
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 505,08 K
Ponto de ebulição – 2875 K
Entalpia de fusão – 7,03 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 296,1 kJ/mol

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.