Conheça os principais estilos musicais brasileiros e suas origens

Com uma grande diversidade de ritmos e sintonias, aprenda sobre a origem e descubra os principais artistas de cada ritmo.

No Brasil, existem diversas maneiras de expressar a cultura regional, e uma delas é a música. Com gêneros musicais distintos, muitos cantores, bandas e grupos se destacam ao oferecer diversidade e equilíbrio, para todos os gostos e estilos.

O brasileiro é muito eclético e a música sempre está ao seu redor. Com toda essa heterogeneidade, alguns ritmos se destacam mais em determinados locais do país, como o funk no Rio de Janeiro, ou o sertanejo no Centro-Oeste.

Veja os principais estilos musicais brasileiros e descubra um pouco de suas histórias e trajetórias.

Sertanejo

Moda de viola
Moda de viola

Um dos ritmos mais conhecidos do país, o sertanejo teve origem no Brasil a partir de 1910, com a produção e composição de pessoas do interior, o instrumento de destaque do ritmo é a viola caipira.

Existem várias vertentes do gênero, entre elas, o sertanejo raiz, o romântico, o mais dançante e o universitário.

Esse é o ritmo mais ouvido entre os brasileiros, e tem como seus precursores as duplas Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, entre outras que fizeram sucesso na década de 90, quando o ritmo começou a se destacar.

Recentemente, as duplas femininas estão dominando grandes rádios e as paradas musicais, com muita diversidade e modernidade.

MPB (Música Popular Brasileira)

10 Músicas da Ditadura Militar
Chico Buarque e Milton Nascimento

A MPB é um dos gêneros mais aclamados pela crítica especializada e pelos ouvintes internacionais. Se destacou em meados de 1960 como um desdobramento da bossa nova, trazendo várias influências musicais.

Na história do país, a Música Popular Brasileira foi um divisor de águas quando se trata do Golpe Militar. Muitos artistas usaram da composição para expressar suas ideias contrárias às injustiças sociais cometidas na época, já que era proibida a liberdade de expressão.

Nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram importantes para a consolidação do ritmo, com toda a luta sócio-política da época, que interferiu diretamente na composição histórica do gênero.

Outros artistas que se destacam na MPB são: Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethânia e muitos outros.

Samba

Samba de roda
Samba de roda

Um dos ritmos inteiramente brasileiros, o samba se destaca como criação dos negros escravizados no período colonial e, por isso, foi marginalizado e considerado inferior por muito tempo.

Contudo, hoje, é um dos gêneros mais respeitados e faz parte da identidade do país, reconhecido como patrimônio imaterial.

Entre as ramificações, se encontram:

  • Samba de Roda
  • Pagode
  • Samba de Partido Alto
  • Samba-enredo
  • Samba-canção
  • Samba-exaltação
  • Samba de Breque
  • Samba de Gafieira

Os cantores mais conhecidos do gênero são: Arlindo Cruz, Alcione, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulo César Pinheiro e Clara Nunes.

Forró

Forró
Forró – Trio Virgulino

Comum nas festas juninas e quadrilhas, o forró é um estilo musical do Nordeste que ganhou todo o país com a sua dança contagiante. A origem veio através de imigrantes nordestinos, que saíam do seu local de origem em busca de uma vida mais digna, nos anos de 1960 e 1970.

Os principais instrumentos que marcam o gênero são zabumba, o triângulo e a sanfona. E dentre suas ramificações, estão o xote, baião e xaxado.

Dentre os principais artistas, podem ser citados Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Rock

Legião Urbana
Legião Urbana

O rock surgiu nos Estados Unidos na década de 50 e foi adaptado para a cultura brasileira. Hoje, é um dos estilos musicais mais ouvidos no país.

Os precursores do ritmo no Brasil, com o nome de Jovem Guarda, foram Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

Nas décadas de 70 surgiram novas vertentes para o gênero, com uma pegada urbana, letras que giravam em torno do cotidiano, e instrumentos como guitarra e baixo.

Os grandes nomes do rock nos anos 70 foram Legião Urbana, Barão Vermelho, Titãs, Cássia Eller, entre outros.

Funk

Funk - Anitta
Anitta

O funk também teve origem nos Estados Unidos, mas de uma maneira bem diferente do que conhecemos. A maior característica do estilo são as batidas fortes e dançantes, com um apelo alegre.

Dentre os artistas da nova geração do funk brasileiro, podem ser citadas: Anitta, Lexa e Ludmilla. Já as estrelas dos anos 70 dessa modalidade são Tim Maia e Tony Tornado.

Existem vários elementos que compõem o gênero, como aspectos do hip hop e do eletrônico, além de letras que cativam os jovens.

Curiosidades

  • O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho.
  • O Dia da Música Sertaneja é oficializado em 3 de maio.
  • Para o samba, o dia escolhido da comemoração foi 2 de dezembro.
  • 13 de dezembro é o Dia Nacional do Forró.
  • E para a MPB, o dia oficial é 17 de outubro.

Veja também:

 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.