Lista de exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

Confira os exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial que selecionamos para você!

Podemos afirmar que a Primeira Guerra Mundial foi um dos principais marcos da história da humanidade.

Ela foi o resultado dos conflitos vividos pelas grandes potências europeias que buscavam mostrar seu poderio e riqueza para o restante do mundo.

Sabendo disso, a equipe do Escola Educação selecionou alguns exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial para você responder!

Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

1 — A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre os anos:

a) 1916–1920.
b) 1910–1914.
c) 1918–1922.
d) 1914–1918.

2 — A Primeira Guerra Mundial também ficou conhecida como ________________, por ter sido considerada por muitos contemporâneos como o conflito mais violento já ocorrido.

a) a Guerra
b) a Guerra Principal
c) a Guerra do Mundo
d) a Grande Guerra

3 — No final do século XIX, foi criada a Tríplice Aliança, uma aliança que estabelecia acordos financeiros, comerciais e militares. Ela era formada por quais países?

a) Império Alemão, Império Austro-Húngaro e o Reino da Itália.
b) França, Império Alemão e o Império Austro-Húngaro.
c) Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Rússia.
d) França, Império Austro-Húngaro e Rússia.

4 — No início do século XX foi criada a Tríplice Entente. A ideia era firmar acordos como os da Tríplice Aliança. Quais países compunham essa aliança?

a) Alemanha, Império Russo e Império Britânico.
b) França, Império Russo e Alemanha.
c) França, Império Russo e Império Britânico.
d) França, Alemanha e Império Britânico.

5 — (PUC- Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) a incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
b) a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
c) o sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.
d) o expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
e) o desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

6 — Qual foi o estopim para a eclosão da Primeira Guerra Mundial?

a) O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro.
b) O bombardeamento da cidade de Berlim, capital do Império Alemão.
c) A invasão das tropas alemãs no território polonês.
d) O bombardeamento das cidades de Hiroshima e Nagasaki, ambas localizadas no Japão.

7 — Os ataques da Primeira Guerra se intensificaram quando o exército alemão seguiu em direção à França. Tal ação, fez com que os ingleses declarassem guerra à Alemanha. A partir de então, o conflito tomou dimensões catastróficas. Quais foram as principais táticas militares usadas na guerra?

a) A guerra de trincheiras, que visava a proteção dos territórios dominados, e a guerra estática, que, apoiada em armamentos pesados, era mais ofensiva.
b) A guerra de trincheiras, que visava a proteção dos territórios dominados, e a guerra de movimento, que, apoiada em armamentos pesados, era mais ofensiva.
c) A guerra de rochedos, que visava a proteção dos territórios dominados, e a guerra de movimento, que, apoiada em armamentos pesados, era mais ofensiva.
d) A guerra de trincheiras, que visava a proteção dos territórios dominados, e a guerra de movimento que, apoiada em armamentos pesados, era mais defensiva.

8 — (Mackenzie-1996) Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

9 — Por que o ano de 1917 foi decisivo para a guerra?

a) Foi nesse ano que a Rússia se retirou da guerra por ter seu exército esgotado e sua economia arruinada. Além disso, foi em 1917 que os revolucionários bolcheviques comandaram a revolução comunista na Rússia e que os Estados Unidos entraram no conflito ao lado dos países da Tríplice Entente.
b) Foi nesse ano que a Alemanha se retirou da guerra por ter seu exército esgotado e sua economia arruinada. Além disso, foi em 1917 que os revolucionários bolcheviques comandaram a revolução comunista na Alemanha e que os Estados Unidos entraram no conflito ao lado dos países da Tríplice Entente.
c) Foi nesse ano que a Rússia se retirou da guerra por ter seu exército esgotado e sua economia arruinada. Além disso, foi em 1917 que os revolucionários bolcheviques comandaram a revolução comunista na Rússia e que o Japão entrou no conflito ao lado dos países da Tríplice Entente.
d) Foi nesse ano que a Rússia se retirou da guerra por ter seu exército esgotado e sua economia arruinada. Além disso, foi em 1917 que os revolucionários bolcheviques comandaram a revolução comunista na Rússia e que os Estados Unidos entraram no conflito ao lado dos países da Tríplice Aliança.

10 — (Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

a) a degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda – como o movimento espartaquista – crise econômica e desemprego.
b) o enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
c) a anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos, e a valorização do marco alemão.
d) a prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.
e) o surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.

Gabarito

1 — D
2 — D
3 — A
4 — C
5 — B

6 — A
7 — B
8 — C
9 — A
10 — A

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.