Lista de exercícios sobre Brasil Colonial

Confira os exercícios sobre o Brasil Colonial que selecionamos para você!

O Brasil Colonial é a primeira fase da história do Brasil. Iniciada com a primeira expedição comandada por Martim Afonso de Souza, o país começou a se desenvolver no litoral nordestino.

Este período vigorou entre os anos de 1500 a 1815, ano em que o país se tornou Reino de Portugal, Brasil e Algarves.

O Brasil Colonial foi marcado por uma intensa exploração dos bens naturais do país, assim como por conflitos com diversas etnias indígenas e europeus.

Dito isso, a equipe do Escola Educação selecionou alguns exercícios sobre Brasil Colonial para você responder. Vamos lá?

Exercícios sobre Brasil Colonial

1 — Em 1532 foi fundado o primeiro núcleo de povoamento do Brasil. Como ele se chamava e em qual parte do país se localizava?

a) Vila de São Vicente, litoral do atual estado da Bahia.
b) Vila de São Vicente, litoral do atual estado de São Paulo.
c) Vila de São Cristóvão, litoral do atual estado de São Paulo.
d) Vila de São Cristóvão, litoral do atual estado da Bahia.

2 — Qual foi a primeira atividade econômica desenvolvida durante o Brasil Colônia?

a) A primeira atividade econômica foi a exploração da cana-de-açúcar, que existia em grande quantidade no interior do país, principalmente na Região Norte.
b) A primeira atividade econômica foi a exploração da borracha, que existia em grande quantidade na costa do país, principalmente na Região Sudeste.
c) A primeira atividade econômica foi a exploração de metais preciosos, que existiam em grande quantidade no interior do país, principalmente na Região Centro-Oeste.
d) A primeira atividade econômica foi a exploração do pau-brasil, que existia em grande quantidade na costa do país, principalmente na Região Nordeste.

3 — Durante o Brasil Colônia, as riquezas naturais do país eram severamente exploradas. Qual era a força de trabalho responsável por realizar tal atividade?

a) Africanos.
b) Europeus.
c) Indígenas.
d) Portugueses.

4 — Visando colonizar o país e garantir o domínio da terra, em 1534, a Coroa Portuguesa dividiu o território da então colônia em 15 _______________, que eram extensos lotes de terra que compreendiam do litoral até o limite determinado pelo Tratado de Tordesilhas.

a) capitanias hereditárias
b) capitanias coloniais
c) capitanias da Coroa
d) capitanias eletivas

5 — Qual foi a região da colônia brasileira que mais se destacou na área política, econômica e social durante os séculos XVI e XVII?

a) Sul.
b) Sudeste.
c) Nordeste.
d) Centro-Oeste.

6 — Em 1548 foi criado o Governo-geral. Qual era seu objetivo?

a) Organizar a administração colonial.
b) Organizar a força de trabalho indígena.
c) Controlar a hierarquia social da colônia.
d) Controlar os trabalhadores que migravam para a colônia.

7 — Durante o Brasil Colônia, diversos jesuítas vieram ao país com o objetivo de pacificar e catequizar os indígenas. Eles vieram vinculados a qual ordem religiosa?

a) Companhia de Cristo.
b) Instituto do Amor de Cristo.
c) Grupo de Jesus.
d) Companhia de Jesus.

8 — Qual foi a primeira grande riqueza produzida em solo brasileiro?

a) Metais preciosos.
b) Cana-de-açúcar.
c) Pau-brasil.
d) Borracha.

9 — (Cesgranrio) “O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos.” O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:

a) a condição de proprietário de terras e de homens garantia a preponderância dos senhores de engenho na sociedade colonial.
b) a autoridade dos senhores se restringia aos seus escravos, não se impondo às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.
c) as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.
d) as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.
e) o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole através da sua designação para os mais altos cargos da administração colonial.

10 — (Fuvest) “A fundação de uma cidade não era problema novo para os portugueses; eles viram nascer cidades nas ilhas e na África, ao redor de fortes ou ao pé das feitorias; aqui na América, dar-se-ia o mesmo e as cidades surgiriam…” (João Ribeiro, História do Brasil.)

Baseando-se no texto, é correto afirmar que as cidades e as vilas, durante o período colonial brasileiro:

a) foram uma adaptação dos portugueses ao modelo africano de aldeias junto aos fortes para proteção contra ataques das tribos inimigas.
b) surgiram a partir de missões indígenas, de feiras do sertão, de pousos de passagem, de travessia dos grandes rios e próximas aos fortes do litoral.
c) situavam-se nas áreas de fronteiras para facilitar a demarcação dos territórios também disputados por espanhóis e holandeses.
d) foram núcleos originários de engenhos construídos perto dos grandes rios para facilitar as comunicações e o transporte do açúcar.

Gabarito

1 — B
2 — D
3 — C
4 — A
5 — C

6 — A
7 — D
8 — B
9 — A
10 — B

Clique aqui e baixe a lista de exercícios sobre Brasil Colonial em PDF

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.