Lista de exercícios sobre hormônios vegetais

Fixação de conteúdo para crescimento e desenvolvimento de plantas.

Os hormônios vegetais são substâncias que funcionam como mensageiros químicos das plantas e regulam o crescimento e desenvolvimento delas.

Preparamos uma lista de exercícios sobre hormônios vegetais para que você possa testar seus conhecimentos sobre essas substâncias que regulam o desenvolvimento das plantas.

Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post!

Exercícios sobre hormônios vegetais

1) (UEMA) Apesar de não possuírem sistema nervoso, os vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, de acordo com as condições ambientais, e de reagir a estímulos, como luz, gravidade e contato. Essa reação é comandada por hormônios vegetais ou fito-hormônios cujas ações podem acelerar o crescimento, tornando as plantas anormalmente altas e descoloridas, com tendência a tombar, retardar seu envelhecimento, além de bloquear seu crescimento no inverno em resposta às condições adversas. Os fito-hormônios atuantes em cada uma das atividades resultantes de suas ações são, respectivamente:

a) citocininas, giberilinas, auxinas.
b) citocininas, auxinas, giberilinas.
c) auxinas, ácido abscísico, giberilinas.
d) ácido abscísico, auxinas, citocininas.
e) giberilinas, citocininas, ácido abscísico.

2) (UFRN) Quando o nível de auxina de uma folha baixa acentuadamente, pode-se pressupor que essa folha esteja:

a) em plena atividade fotossintética.
b) em estágio de primórdio.
c) em plena maturação.
d) entrando na fase de distensão.
e) atingindo a fase senescente.

3) (UEPG) O desenvolvimento e crescimento das plantas é regulado por hormônios vegetais (ou fitormônios), substâncias produzidas em determinados locais da planta e transportadas para outros, onde exercem suas funções. Assinale o que for correto sobre os hormônios vegetais.

01) As auxinas controlam diversas atividades na planta: causam alongamento das células recém-formadas a partir dos meristemas, promovendo crescimento de raízes e caule; além disso, participam da formação dos frutos e do processo de abscisão.
02) As giberelinas são produzidas nos meristemas, nas sementes e nos frutos. Promove o crescimento de caule e de folhas, estimulando tanto as divisões celulares quanto o alongamento das células.
04) As citocininas, em associação com as auxinas, estimulam a divisão celular e são abundantes em locais da planta em que há grande proliferação celular, como sementes em germinação, frutos e folhas em desenvolvimento e pontas de raízes.
08) O etileno tem como principal característica retardar o envelhecimento da planta e, causa ainda, dormência nas sementes, impedindo sua germinação prematura.
16) O ácido abscísico é um inibidor do crescimento das plantas e é o principal responsável pelo bloqueio do crescimento das plantas no inverno. A concentração deste hormônio é alta nas sementes e nos frutos.

4) (UFMS) Atualmente, são conhecidas cinco categorias de hormônios vegetais que atuam sobre o desenvolvimento das plantas. Sabendo-se que esses hormônios têm formas de atuação e funções distintas, identifique, entre as alternativas abaixo, aquela que está correta.

a) As giberelinas são produzidas no meristema apical do caule e inibem as gemas laterais, impedindo o surgimento de ramos na planta.
b) As auxinas são produzidas principalmente nas raízes e estimulam o crescimento de caules e folhas.
c) Etileno é uma substância líquida, produzida pelas folhas, e desempenha um importante papel no crescimento das raízes.
d) O ácido abscísico atua no crescimento das diferentes partes da planta, bem como exerce um importante papel como estimulador na germinação das sementes.
e) As citocininas, produzidas nas raízes e transportadas pelo xilema para as demais partes da planta, estimulam a divisão celular.

5) (UFV) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta.

I – Auxina
II – Giberelina
III – Ácido abscísico
IV – Etileno
V – Citocinina

(  ) divisão e crescimento celular.
(  ) amadurecimento de frutos.
(  ) estímulo à germinação de sementes.
(  ) alongamento de caule e tropismos.
(  ) inibição da germinação de sementes.

a) V, II, III, IV, I.
b) II, V, I, IV, III.
c) V, IV, II, I, III.
d) V, IV, III, I, II.
e) II, I, IV, V, III.

6) (UDESC) Complete as lacunas.

____________ são hormônios vegetais relacionados à regulação do crescimento das plantas.
Quando estimulados iniciam a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, proporcionando movimentos vegetais como ____________. Artificialmente, é possível produzir ____________ por meio da aplicação de ácido indolilacético diretamente nos ovários para se obter uvas, melancias e tomates, sem sementes.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto, corretamente.

a) Auxinas, hidrotropismo, frutos simples baga.
b) Auxinas, geotropismo, frutos partenocárpicos.
c) Etilenos, tigmotropismo, frutos simples drupa.
d) Giberelinas, geotropismo, frutos agregados.
e) Etilenos, hidrotropismo, frutos partenocárpicos.

7) Marque a alternativa que indica corretamente o nome do hormônio vegetal que é encontrado na forma de gás e atua estimulando a maturação dos frutos:

a) auxina.
b) citocinina.
c) ácido abscísico.
d) giberelina.
e) etileno.

8) (UFJF) O malte, um dos componentes mais importantes na fabricação da cerveja, é produzido durante o processo de germinação das sementes de cevada. Qual hormônio vegetal pode interferir diretamente no rendimento do processo de produção do malte?

a) Auxina.
b) Citocinina.
c) Giberelina.
d) Etileno.
e) Ácido abscísico.

9) Os hormônios vegetais influenciam nas mais variadas atividades de uma planta, desde a germinação da semente até a maturação dos frutos. Entre os hormônios citados a seguir, marque a alternativa que indica corretamente o nome do hormônio que estimula a ação do câmbio vascular.

a) Citocinina.
b) Auxina.
c) Etileno.
d) Ácido abscísico.
e) Giberelina.

10) (UCS) Os vegetais constituem-se base alimentar do Planeta. O desenvolvimento e o crescimento das plantas são regulados pelos fitormônios ou hormônios vegetais (do grego horman, colocar em movimento). Embora a definição seja essa, existe um hormônio que pode inibir o crescimento das plantas, principalmente no inverno, e também ser responsável pelo controle da abertura dos estômatos em estiagens, além de causar a dormência de sementes. Assinale a alternativa que apresenta o hormônio caracterizado acima.

a) Auxina.
b) Etileno.
c) Citocinina.
d) Giberelina.
e) Ácido abscísico.

Gabarito

1 – e
2 – e
3 – 01, 02, 04 e 16
4 – e
5 – c
6 – b
7 – e
8 – c
9 – b
10 – e

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios sobre hormônios vegetais em PDF!

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.