Lista de exercícios sobre o Nazismo

Confira os exercícios sobre o Nazismo que selecionamos para você!

Sabemos que o Nazismo foi um movimento de caráter ideológico que privilegiava a raça ariana em detrimento das demais.

Surgido na Alemanha na década de 1920, o nazismo influenciou amplamente a política alemã ao valorizar o totalitarismo, o autoritarismo e o nacionalismo.

Nesse sentido, responda os exercícios sobre o Nazismo que a equipe do Escola Educação selecionou especialmente para você!

Exercícios sobre o Nazismo

1 — Quem foi o principal líder do nazismo?

a) Benito Mussolini.
b) Adolf Mussolini.
c) Adolf Hitler.
d) Benito Hitler.

2 — Os nazistas acreditavam em uma suposta “superioridade” da raça ariana, oriunda da etnia branca-caucasiana. Assim, todas as outras raças eram tidas como inferiores, principalmente os:

a) judeus.
b) franceses.
c) russos.
d) muçulmanos.

3 — No século XIX, viviam na Alemanha pessoas que tinham pensamentos e posicionamentos extremistas que defendiam, entre outros pontos:

a) O nacionalismo extremado, aversão aos cristãos, valorização da guerra, racismo.
b) O nacionalismo extremado, aversão aos judeus, valorização da guerra, racismo.
c) O nacionalismo extremado, aversão aos judeus, valorização da paz, racismo.
d) O nacionalismo extremado, aversão aos cristãos, valorização da paz, racismo.

4 — Os alemães acreditavam que eram povos biologicamente superiores em relação aos demais. Assim, nasceu o ______________ que defendia a ideia de que eles eram naturalmente superiores.

a) protestantismo
b) islamismo
c) etnocentrismo
d) arianismo

5 — O nazismo encontrou na Alemanha, um país já estremecido pela derrota na Primeira Guerra Mundial, um território fecundo para a disseminação de pensamentos preconceituosos e intolerantes. A derrota alemã no conflito, fez com que o país sofresse duras penalidades. Quais foram elas?

a) Perda de territórios, proibição de manter um grande exército, pagamento de altas indenizações aos países asiáticos, entre outras sanções.
b) Perda de territórios, proibição de manter um grande exército, pagamento de altas indenizações aos países vencedores, entre outras sanções.
c) Perda de direitos políticos, proibição de manter um grande exército, pagamento de altas indenizações aos países vencedores, entre outras sanções.
d) Perda de territórios, proibição de possuir um único líder, pagamento de altas indenizações aos países vencedores, entre outras sanções.

6 — Tais penalidades foram encaradas pelos alemães com indignação e humilhação, pois, após tais determinações, a Alemanha viveu um período de intensa crise econômica. É correto afirmar que essa realidade abriu caminho para o fortalecimento de partidos de extrema-direita?

a) Sim, pois foi no contexto de instabilidade social e econômica que o nazismo encontrou um solo fértil para a sua consolidação.
b) Não, pois os partidos de extrema-direita já tinham força no período anterior à Primeira Guerra Mundial. No entanto, foi após o conflito que eles receberam mais investimentos financeiros.
c) Sim, pois grande parte da classe trabalhadora alemã se viu indignada com a derrota na Primeira Guerra Mundial e decidiu criar partidos de extrema-direita.
d) Não, pois os partidos de extrema-direita nunca tiveram força na Alemanha. O país foi intensamente influenciado pelos ideais de extrema-esquerda, criados pelo alemão Karl Marx.

7 — A partir de qual momento o nazismo passa a se firmar nos quadros políticos da Alemanha?

a) A partir da década de 1920, quando surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em que Mussolini ocupa o principal posto.
b) A partir da década de 1940, quando surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em que Hitler ocupa o principal posto.
c) A partir da década de 1940, quando surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em que Mussolini ocupa o principal posto.
d) A partir da década de 1920, quando surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, em que Hitler ocupa o principal posto.

8 — (Unifesp) Morrer pela Pátria, pela Ideia (…) Não, isso é fugir da verdade. Mesmo no front, matar é que é importante (…). Morrer não é nada, isso não existe. Ninguém pode imaginar sua própria morte. Matar é o importante. Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é o ato concreto de vontade. Porque aí você torna sua vontade viva na de outro homem.

Esse texto, de 1943-45, expressa a visão de mundo de um adepto da ideologia:

a) socialista.
b) liberal-fascista.
c) nazi-fascista.
d) anarquista.
e) capitalista.

9 — (Mackenzie) “[…] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio-termo entre os valores dos pais […] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler).

No livro Mein Kampf, Hitler expressava que:

a) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.
b) o racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus.
c) o movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético por meio da eugenia.
d) os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.
e) o mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.

10 — O ________________ foi o extermínio cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, que matou cerca de 6 milhões de pessoas, incluindo os judeus, homossexuais, negros, ciganos. Essas pessoas eram vistas como inferiores, por isso, precisavam ser exterminadas.

a) neonazismo
b) périplo
c) holocausto
d) fascismo

Gabarito

1 — C
2 — A
3 — B
4 — D
5 — B

6 — A
7 — D
8 — C
9 — A
10 — C

Clique aqui e baixe a lista de exercícios sobre o Nazismo em PDF

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.