Lista de exercícios sobre o sistema linfático

Fixação de conteúdo para sistemas humanos.

O sistema linfático é o responsável pela proteção do nosso corpo e é composto por muitos órgãos que produzem células especializadas no ataque a microrganismos e outros patógenos.

Preparamos uma lista de exercícios sobre o sistema linfático para que você possa testar seus conhecimentos sobre esse sistema que retira impurezas do corpo.

Você pode consultar o gabarito e salvar essa lista de exercícios em PDF no final do post.

Exercícios sobre o sistema linfático

1) (UPF) No sistema linfático humano, circula um líquido incolor, semelhante ao sangue, mas que não apresenta hemácias, plaquetas, nem monócitos, denominado linfa. Algumas das funções da linfa em nosso organismo são:

I – Reintegrar ao sangue as proteínas que eventualmente tenham saído dos capilares.
II – Devolver à circulação o excesso de líquido das células e tecidos, num processo contínuo.
III – Evitar a coagulação sanguínea.
IV – Defender o organismo por meio de linfócitos armazenados nos linfonodos.
V – Transportar nutrientes e hormônios para os tecidos ou órgãos do corpo.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e IV.
b) II, III e IV.
c) II, IV e V.
d) I e V.
e) III e IV.

2) No trajeto dos vasos linfáticos, existem estruturas ovoides que apresentam como função filtrar as substâncias nocivas. Essas estruturas são chamadas de:

a) gânglios nervosos.
b) amígdalas.
c) timo.
d) linfonodos.
e) linfa.

3) (UNIFENAS) É muito comum fazer uma análise comparativa entre o sistema circulatório humano e os sistemas distribuição de água e a rede de esgotos de uma cidade. O sangue arterial que sai do coração tem a finalidade de percorrer todo o corpo levando, além de oxigênio, muitas substâncias que serão entregues às células para que exerçam suas atividades vitais. Já o sangue venoso, além de gás carbônico, carrega diferentes resíduos para que possam ser eliminados pelos órgãos excretores. Em contrapartida, a água distribuída pelas companhias de abastecimento e saneamento para as residências também permite que as famílias exerçam suas atividades rotineiras. Já a rede de esgoto recolhe os resíduos destas famílias para que possam ser tratados e eliminados de alguma forma. Assim como a água chega às residências apresenta uma pressão hidrostática, o sangue que chega aos tecidos também está sob a ação do mesmo tipo de pressão.

Assinale a opção que apresenta alguma informação incorreta a respeito das relações de pressão sanguínea, os tecidos e o sistema linfático.

a) O sistema linfático é constituído por uma vasta rede de vasos que se distribuem por todo corpo. O mecanismo que determina a movimentação da linfa está ligado à pressão hidrostática exercida pelos gânglios linfáticos. A variação do turgor das células dos gânglios produz um gradiente negativo no interior destes que sugam o plasma linfático lentamente.
b) As trocas de substâncias dissolvidas no sangue e nos tecidos é consequência da resultante da pressão hidrostática do sangue, que tende a expulsar a água para os tecidos, e a pressão osmótica exercida pelas proteínas do plasma sanguíneo em sentido contrário.
c) A circulação linfática ocorre a partir da maior pressão da porção do capilar que conduz o sangue arterial em comparação à menor pressão da porção do capilar que transporta sangue venoso. O excesso de líquido intersticial é, assim, recolhido pelo sistema linfático.
d) A pressão arterial denominada máxima ou sistólica corresponde à pressão equivalente a 120 mmHg com que o sangue é impulsionado pelo coração para o interior da artéria. A pressão mínima ou diastólica corresponde à pressão equivalente a 80 mmHg com que o sangue se encontra no interior da artéria durante o relaxamento ventricular.
e) No retorno ao coração, o sangue venoso não apresenta praticamente nenhuma pressão hidrostática. O movimento de retorno é em grande parte devido às contrações dos músculos esqueléticos. A contração da musculatura comprime as veias situadas entre seus feixes, deslocando o sangue em direção ao coração. Válvulas existentes nas veias não permitem o refluxo sanguíneo.

4) A(o) _____________ circula por fora dos capilares sanguíneos e banha todas as células do tecido do corpo, fornecendo nutrientes e recolhendo produtos da atividade celular. Esse líquido é drenado pelos _____________ e posteriormente por um vaso sanguíneo.

Marque a alternativa que completa, respectivamente, os espaços no trecho acima.

a) Vaso linfático e linfonodos.
b) Linfonodo e vasos linfáticos.
b) Linfa e linfonodos.
d) Linfa e vasos linfáticos.
e) Vaso linfático e linfonodos.

5) (UFG) Que tipo de capilar possui válvulas que garantem sua função e se iniciam em fundo de saco?

a) Linfático.
b) Fenestrado.
c) Contínuo.
d) Sinusoide.

6) Analise as alternativas e marque aquela que apresenta a função exercida pelos vasos linfáticos no nosso corpo.

a) Produzir a linfa.
b) Filtrar organismos nocivos à saúde.
c) Promover a fagocitose de partículas estranhas.
d) Drenar e transportar a linfa.
e) Transportar sangue e linfa.

7) (IFSP) Observe a imagem que mostra um conjunto de células que faz parte de um dos sistemas biológicos humanos.

Exercícios - Sistema linfático 7As células apresentadas fazem parte de um tipo tecido animal. Em relação ao tipo de tecido animal representado, assinale a alternativa correta.

a) Glomerular.
b) Conjuntivo.
c) Imunológico.
d) Linfático.

8) O sistema linfático é um sistema vascular isolado que está relacionado com a conservação das proteínas plasmáticas, com a defesa contra organismos patogênicos e com a absorção de lipídios. Marque a alternativa que indica corretamente apenas os componentes desse sistema.

a) Capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e linfonodos.
b) Linfomas, capilares linfáticos, vasos linfáticos e nódulos linfáticos.
c) Linfonodos, nódulos linfáticos e medula óssea.
d) Capilares linfáticos, veias linfáticas, linfonodos e linfomas.
e) Baço, timo e tonsilas.

9) Algumas vezes, quando estamos doentes, percebemos um pequeno inchaço na região do pescoço. Isso é consequência de:

a) um inchaço nos gânglios linfáticos.
b) um aumento generalizado dos vasos linfáticos.
c) um aumento da deposição de linfa no pescoço.
d) uma multiplicação exagerada e descontrolada de células nessa região.
e) um deslocamento dos gânglios linfáticos.

10) No interior dos vasos linfáticos circula uma substância denominada linfa. Esse fluido é semelhante ao tecido sanguíneo, entretanto, não apresenta:

a) leucócitos.
b) linfócitos.
c) plasma.
d) hemácias.

Gabarito

1 – a
2 – d
3 – e
4 – d
5 – a
6 – d
7 – d
8 – a
9 – a
10 – d

Clique aqui para salvar a lista de exercícios sobre sistema linfático em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.