Significado e origem de 15 expressões populares que você precisa conhecer

Muitas vezes, desconhecemos a origem de expressões muitos utilizadas no dia a dia. Confira algumas curiosidades sobre 15 expressões populares.

Expressões populares estão presentes no vocabulário do dia a dia. Muitas vezes, nem mesmo paramos para pensar o que significam e como surgiram.

Uma expressão popular conta sobre a cultura e histórias de um povo e são fundamentais para a identidade nacional. Além disso, geralmente, as expressões são difíceis de ser traduzidas, pois podem não ter um termo equivalente em outras línguas.

Certamente você já ouviu e falou várias expressões dessa lista. Confira os significados e origens de 15 expressões populares!

1. Fazer uma vaquinha

Significado: juntar dinheiro com a ajuda de várias pessoas para atingir um determinado objetivo ou comprar alguma coisa.

Origem: a expressão tem origem na torcida do Vasco da Gama — isso mesmo, o time de futebol. Antes dos jogos, os torcedores arrecadavam dinheiro para dividir entre si em caso de vitória. O valor era marcado pelos animais do jogo do bicho, e a vaca representava um dos prêmios mais desejados.

2. Terminar em pizza

Significado: uma situação que não foi solucionada e ficou da mesma maneira que começou.

Origem: esse termo também teve início no futebol. Na década de 1960, os dirigentes do Palmeiras já estavam há 14 horas reunidos e decidiram passar numa pizzaria.

A reunião acabou virando matéria de jornal, cuja manchete foi “Crise do Palmeiras terminou em pizza”, simbolizando uma situação sem solução.

3. Chorar as pitangas

Significado: lamentar exageradamente.

Origem: a coloração da pitanga lembra a de um rosto que esteve chorando e seu formato remete a lágrimas.

4. Amigo da onça

Significado: alguém que finge ser amigo apenas para satisfazer aos seus interesses pessoais.

Origem: a expressão tem origem na revista O Cruzeiro, que publicou O Amigo da Onça, personagem do chargista Péricles Andrade Maranhão, entre 1943 e 1961.

O personagem ficou popular por sempre levar vantagem, sem se importar com as amizades.

5. Custar os olhos da cara

Significado: ser caro; adquirir com muita dificuldade.

Origem: a origem foi citada como uma referência a Diego de Almagro, espanhol e conquistador das Américas, que perdeu um dos olhos numa invasão. Depois, afirmava ter custado um olho da cara defender os interesses da Coroa.

6. Pagar o pato

Significado: arcar com as consequências de algo provocado por outra pessoa.

Origem: a expressão nasceu da obra Facetiae, do italiano Giovanni Bracciolini, que conta a história de um vendedor de pato que encontrou uma mulher disposta a pagar por meio de favores sexuais. O marido descobriu e pagou o pato em dinheiro.

7. Rodar a baiana

Significado: fazer escândalo em lugar público, com o intuito de tirar satisfação com alguém.

Origem: a expressão tem origem no Carnaval do Rio de Janeiro, quando homens costumavam beliscar as nádegas de mulheres na folia.

Para proteger as damas, outros homens se fantasiavam de baianas e, ao encontrar um malandro, executavam um chute de capoeira. O que as pessoas avistavam era somente uma saia de baiana rodando no ar.

8. Segurar vela

Significado: acompanhar um casal e ficar só.

Origem: essa expressão nasceu do uso de velas como fonte de iluminação. Os criados seguravam velas enquanto seus patrões estavam íntimos, sempre de costas para manter a privacidade.

9. Chutar o balde

Significado: desistir de uma situação.

Origem: a origem da expressão não é exata. Há relatos que dizem que, quando a vaca está insatisfeita com a ordenha, ela chuta o balde de leite. Outro relato afirma que um balde é chutado durante a execução na forca.

10. A cobra vai fumar

Significado: algo difícil de ser realizado e, se acontecer, sérios problemas podem surgir.

Origem: durante a Segunda Guerra Mundial, acreditavam que o Brasil não entraria na guerra e falavam que seria mais fácil uma cobra fumar. Como resposta, o exército usou a imagem de uma cobra fumando como escudo ao entrar para o lado vitorioso.

11. Andar à toa

Significado: andar sem destino.

Origem: a origem é dos marinheiros, que têm seus navios conduzidos por um pequeno barco que os reboca pela toa no porto. Assim, os navegadores não precisam fazer esforço.

A expressão é derivada da palavra em inglês tow, usada até hoje para tow truck, que é o guincho.

12. Por a mão no fogo

Significado: confiar cegamente.

Origem: a origem dessa expressão é macabra por ser da Inquisição. Para testar alguém, as mãos eram envolvidas em estopa e a pessoa era forçada a andar com uma barra de ferro quente.

Três dias depois, se a mão estava queimada, a pessoa era condenada à morte. Assim, a expressão virou sinônimo de confiança cega em alguém.

13. Santo do pau oco

Significado: pessoa dissimulada.

Origem: durante o Ciclo do Ouro, a Coroa Portuguesa manteve impostos abusivos sobre a mineração. Para evitar perdas, as pessoas passaram a colocar seu ouro dentro de santos esculpidos em madeira.

14. Puxa-saco

Significado: bajulador.

Origem: a expressão originou dos soldados que eram encarregados de puxar os sacos de mantimentos dos superiores. Com o tempo, foi usado para falar daqueles que faziam o serviço para ganhar reconhecimento.

15. Bola para frente

Significado: seguir em frente, ser positivo.

Origem: apesar de não ter origem comprovada, relatos dizem que essa expressão também nasceu do futebol. Em situações de desânimo, os jogadores devem tocar a bola entre si para tentar partir para o ataque, e, assim, virar o jogo.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.