Fanfic – Saiba o que é e quais as principais categorias

Fanfics são histórias escritas por fãs baseadas em alguma produção de outro autor. Normalmente, elas exploram outros aspectos que não foram detalhados.

Você já finalizou algum livro e ficou com a impressão de que a história poderia continuar? Ou que algum personagem poderia ter sido mais explorado? Ou ainda que o final poderia ser outro? Todos esses desenvolvimentos partindo de uma mesma história são chamados de fanfic.

Mas o que é fanfic? O termo fanfic é uma abreviação de fanfiction e significa “ficção de fã”, em tradução literal. Resumidamente, são histórias escritas por pessoas que se inspiram em produções de outros autores, podendo ser livros, filmes, séries, jogos, entre outros. Ou seja, é a criação de novas tramas a partir do conteúdo original já conhecido pelo fã.

O termo surgiu na década de 1960, quando foi lançada uma fanzine chamada “Spocknalia” com conteúdo baseado em textos escritos por fãs da saga Star Trek.

Entretanto, a expressão se popularizou com o avanço da tecnologia e acesso à internet, visto que os adeptos das fanfics utilizam do espaço virtual para divulgar suas criações. Normalmente, os escritores veiculam seus textos em plataformas específicas, como sites ou fóruns.

Tipos de fanfic

As fanfics são separadas em categorias, que podem variar de acordo com tamanho do texto, tipo de inserção e até referências. Veja as ocorrências mais comuns:

  • Alternative universe (universo alternativo)

Quando os personagens de uma história são inseridos em um universo diferente do original. Por exemplo: as crianças de As Crônicas de Nárnia estudando em Hogwarts, escola de Harry Potter.

  • Angst

Produção escrita de forma mais dramática. Nessa categoria, a angústia dos personagens principais é o que guia a trama. Uma das características é a exploração de perdas e decepções na história.

  • Canon

As fanfics da categoria canon seguem a mesma ambientação e enredo da história original, fazendo apenas algumas mudanças pontuais.

  • Crossover

Histórias que misturam dois universos fictícios diferentes, unindo aspectos e personagens de duas histórias. Por exemplo: Bella e Edward, de Crepúsculo, disputando uma edição dos Jogos Vorazes.

  • Drabble

Contos com aproximadamente 100 palavras, cujo objetivo é a brevidade. Esse é um estilo utilizado para detalhar alguma situação específica, ou tratar a história através de um ponto de vista diferente, dando destaque a outro personagem.

  • Lime

Romance mais adulto, indicado para maiores de 16 anos, sem necessariamente ter cunho erótico.

  • Mary Sue

Fanfics focadas em romance, relacionamentos e história de amor entre dois personagens. Normalmente, os escritores dessa categoria optam por trabalhar relacionamentos que não existem na história original.

  • Oneshot

História escrita em apenas um capítulo, sem a intenção de ter alguma continuidade.

  • Songfic

Esse tipo de fanfic exige bastante criatividade por parte do autor, visto que é uma história criada a partir de uma canção.

  • What if (E se…)

Fanfics que oferecem um rumo diferente do apresentado pela história original. E se a Bella tivesse escolhido o Jacob em Crepúsculo?

Leia também:

Gênero textual