FIES: MEC anuncia calendário do financiamento para 2020/1

As novidades começam com a não obrigatoriedade de realizar o Enem. As inscrições iniciamem fevereiro de 2020 e os resultados serão divulgados no mesmo mês.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1. O prazo para as inscrições começa no dia 5 de fevereiro e prossegue até o dia 10 do mesmo mês. O resultado está previsto para o dia 26 de fevereiro.

Os interessados em participar do processo de seleção do Fies devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010. Além disso, a média deve ser igual ou superior a 450.

Para a modalidade Juros Zero, o candidato precisa a renda máxima de três salários mínimos por pessoa. Já para a modalidade P-fies, os juros são de acordo com o banco e para solicitar, a renda precisa ser de até cinco salários mínimos por pessoa.

Mudanças no Fies

O Fies passará por algumas mudanças, que serão válidas a partir do primeiro semestre de 2020. Sendo assim, uma das principais mudanças é a não obrigatoriedade de realizar o Enem para a modalidade P-Fies.

Além disso, o P-Fies passará por outras alterações, como o fim de renda máxima e, a partir do segundo semestre de 2020, novos contratos poderão ser assinados em qualquer época do ano, sendo assim, essa seleção será separada do Fies.

Em 2020, será realizada a última edição com a oferta de 100.000 vagas. Para os próximos dois anos, estão previstas 54 mil oportunidades. Por fim, as dívidas mínimas R$ 10 mil serão cobradas judicialmente, enquanto os valores menores prosseguirão na parte administrativa.

Cronograma Fies

Confira abaixo o cronograma do Fies para 2020/1:

  • Início das inscrições: 5 de fevereiro de 2020;
  • Fim das inscrições: 10 de fevereiro de 2020;
  • Resultado: 26 de fevereiro;
  • Informações complementares da modalidade Fies: 27 de fevereiro a 27 de março;
  • Lista de espera: 28 de fevereiro a 31 de março.

Leia também: Redação: Saiba quais são as palavras e frases certas para começar a sua

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.