Filmes e séries com mulheres negras que você precisa assistir

Confira alguns filmes e séries com mulheres negras que você precisa assistir!

A representatividade importa e se mostra cada vez mais latente em nossa sociedade. Ainda há muito o que avançar, mas pequenos passos estão sendo dados.

Algumas produções cinematográficas e de séries vêm demostrando uma certa preocupação no que diz respeito a temas que antes não eram debatidos.

Nas últimas décadas, temos presenciado o surgimento de filmes que abordam questões referentes ao racismo, machismo e desigualdades sociais.

Já nos últimos anos, a produção de filmes e séries que trazem à tona assuntos relativos aos problemas vividos pelas mulheres negras vem aumentando.

É fato que o número de atrações que contam com protagonistas negras e empoderadas é ínfimo se comparado às protagonistas brancas, por isso, ainda há um longo percurso a ser percorrido.

Contudo, é preciso saber reconhecer que tais entretenimentos são fundamentais para levar o espectador – negro ou não negro – à reflexão e à consequente mudança de práticas.

Sendo assim, selecionamos alguns filmes e séries com mulheres negras que você precisa assistir. Vamos conferir?

Séries com mulheres negras

1 — How to Get Away With Murder

How to Get Away With Murder

How to Get Away With Murder é uma série que conta com Viola Davis como protagonista. Nela, a atriz é uma advogada criminalista e professora universitária que escolhe alguns alunos para estagiarem com ela e ajudarem na resolução dos casos.

2 — Being Mary Jane

Being Mary Jane

Being Mary Jane é uma série protagonizada pela atriz Gabrielle Union. Sua personagem apresenta um programa televisivo que aborda questões relativas à comunidade negra dos Estados Unidos. Ela lida com assuntos familiares e amorosos.

3 — Empire – Fama e Poder

Empire – Fama e Poder

Empire – Fama e Poder é uma série protagonizada pela atriz Taraji P. Henson. Depois de passar 17 anos presa sob a acusação de tráfico de drogas, suapersonagem volta a conviver com sua família.

A partir de então, ela passa a lutar por sua parte na empresa da família.

4 — Chewing Gum

Chewing Gum

Chewing Gum é uma série estrelada por Michaela Coel. Sua personagem é uma jovem que frequenta a Igreja até descobrir assuntos relativos à juventude, como sexo e outros.

5 — A Vida e a História de Madam C.J. Walker

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

A Vida e a História de Madam C.J. Walker é uma série protagonizada por Octavia Spencer. Nela, sua personagem é a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos no contexto pós-escravidão.

6- Insecure

Insecure

Insecure é uma série que narra a vida de duas personagens vividas pelas atrizes Issae Rae e Yvonne Orji.

Nela, as personagens passam por diversas experiências enquanto mulheres negras, como o combate ao racismo, sexismo e a luta por um espaço.

Filmes com mulheres negras

1 — Histórias Cruzadas (2012)

Histórias Cruzadas

Histórias Cruzadas é um filme que narra a história de uma mulher branca dos anos 1960 que vive no sul dos Estados Unidos.

Ela decide entrevistar as mulheres negras de sua cidade que tiveram de abdicar de suas vidas para cuidarem dos filhos da elite branca, situação da qual ela faz parte.

2 — Estrelas Além do Tempo (2017)

Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo é um filme que retrata a história de uma equipe de cientistas da NASA composta somente por mulheres negras.

O enredo demonstra como as personagens contribuíram para a vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria, em uma das operações tecnológicas mais importantes da história estadunidense.

3- Preciosa (2010)

Preciosa

Preciosa narra a história de uma jovem negra que engravida pela segunda vez do próprio pai. Protagonizado por Gabourey Sidibe, sua personagem vive em um contexto familiar delicado, permeado por abuso e abandono.

No entanto, sua vida se transforma quando muda de escola e recebe o apoio de uma professora.

4 — Rainha de Katwe (2016)

Rainha de Katwe

Rainha de Katwe é um filme que narra a vida de uma garota pobre da Uganda que vê sua vida mudar por meio do xadrez.

Órfã de pai, ela cresceu em contexto familiar marcado pela pobreza e pelo abandono escolar. Contudo, sua vida muda quando começa a jogar xadrez.

5 — Antônia (2006)

Antônia

Antônia é um filme nacional que aborda a vida de quatro mulheres negras que vivem na periferia de São Paulo e tentam mudar de vida montando um conjunto musical.

Para conquistar o sucesso, elas têm que enfrentar uma realidade permeada pela pobreza, machismo e violência.

6 — O Ódio que Você Semeia (2018)

O Ódio que Você Semeia

O Ódio que Você Semeia é um filme que narra a história de uma adolescente negra que presencia o assassinato de seu amigo por um policial branco.

Nele, a personagem é obrigada a testemunhar sobre o caso por ter sido a única pessoa a presenciar o assassinato.

Saiba mais em:

consciência negra