Os melhores filmes sobre a Independência do Brasil

Produções cinematográficas nacionais trazem, sob diferentes ângulos, o Brasil no período colonial, os movimentos pró-Independência e como o ato foi proclamado.

No dia 07 de setembro, comemoramos o Dia da Independência do Brasil, celebrando o ato que livrou o país da opressão exercida pela corte Portuguesa. O ato foi proclamado em 1822 por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga.

Para entender como foi o processo histórico, desde as características no período colonial, o surgimento de movimentos pró-independência e como foi, de fato, a libertação do Brasil, nada melhor que um bom filme produzido por quem entende do assunto: nós, brasileiros.

Por isso, trouxemos uma lista com as melhores produções nacionais que tratam, justamente, a Independência do Brasil. Não sem antes, claro, fazermos uma breve contextualização do processo histórico.

Como foi a Independência do Brasil?

O Dia da Independência é celebrado no dia 7 de setembro em comemoração à Declaração de Independência do Brasil do Império Português em 1822. Mas, como se deu todo esse processo?

Vamos começar de 1808, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadiram Portugal. A invasão representou uma retaliação pela recusa em participar do embargo comercial contra o Reino Unido.

A família real portuguesa decidiu fugir da perseguição e, então, transferiu a corte para o Rio de Janeiro, a capital da Colônia. Foi assim que, em 1815, o príncipe regente D. João VI criou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Com isso, o Brasil foi elevado à condição de reino subordinado a Portugal, aumentando sua independência administrativa em relação à colônia. Porém, as melhorias pareciam beneficiar apenas a capital, fazendo com que as demais províncias se revoltassem.

A insatisfação com o governo fez surgir revoltas populares, como a Revolução Pernambucana. Os revoltosos criaram um movimento que pretendia criar um novo país chamado Confederação do Equador.

Obviamente, a resposta de D João VI foi a repressão ao movimento. No entanto, uma revolução política explodiu em Portugal no ano de 1820, a Revolução do Porto, fazendo com que a família real precisasse voltar ao país.

No Brasil, fica o príncipe regente, Dom Pedro, então com 23 anos. A partir daí, várias medidas da corte portuguesa surgiram na tentativa de suprimir o poder do príncipe e acabar com a autonomia da colônia.

O intuito era fazer com que ele retornasse a Portugal, o que levou a atitudes de resistência no Brasil. Em janeiro de 1822, mais precisamente no dia 09, Dom Pedro recebeu uma petição contendo 8 mil assinaturas pedindo sua permanência na colônia.

Sua resposta foi a decisão de ficar no Brasil, proferindo a famosa frase: “como é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”. A declaração ficou conhecida como o Dia do Fico, um importante passo rumo à Independência.

A Coroa Portuguesa continuou apoiada pelos governadores de algumas províncias, como do Rio de Janeiro. Acontecimentos no Brasil desencadearam medidas desesperadas da metrópole como, por exemplo, a luta entre tropas brasileiras e portuguesas na Bahia.

Entre as medidas tomadas pela Corte, estavam a declaração de ilegitimidade da Assembleia Constituinte implantada por Dom Pedro, ilegalidade declarada de seu próprio governo e a ordem de regresso imediato a Portugal.

No dia 07 de setembro de 1822, Dom Pedro encontrava-se às margens do Rio Ipiranga quando recebeu os últimos decretos de Lisboa, entre os quais estava sua redução a governador. Como resposta, o príncipe declarou cortados os laços entre Brasil e a Coroa.

Assim, ele declarou a Independência do Brasil, firmando como lema dos brasileiros a frase “Independência ou Morte”.

Filmes sobre a Independência do Brasil

Independência ou Morte (1972)

filmes sobre a independência do brasil: Independência ou Morte

O enredo principal do filme trata do processo de Independência do Brasil, apresentando uma visão nacionalista e heróica do ato. O filme foi produzido como parte das comemorações de 150 anos da Independência e conta com Tarcísio Meira no elenco.

Os Inconfidentes (1972)

filmes relacionados a independência do brasil: Os Inconfidentes

O longa conta a história do grupo de intelectuais da Inconfidência Mineira liderados por Tiradentes. O grupo se uniu para libertar o país da opressão portuguesa. O longa traz José Wilker no papel do líder dos revoltosos.

Carlota Joaquina: Princesa do Brasil (1995)

filmes que falam sobre a independência do brasil: Carlota Joaquina: Princesa do Brasil

O longa dirigido por Carla Camurati retrata a chegada da família portuguesa ao Brasil em 1808. A partir daí, é possível compreender o cenário do Brasil no início do século XIX, bem como se deu o início dos movimentos para a independência do país. Nomes como Marco Nanini e Marieta Severo integram o elenco.

Tiradentes: o filme (1998)

filmes que retratam a independência do brasil: Tiradentes: o filme

O longa ilustra a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira. O movimento surgido em Ouro Preto em 1789 teve influência fundamental sobre os movimentos pela Independência do Brasil. Traz Adriana Esteves e Marco Ricca no elenco.

Caminhos da Independência: o Grito nas Ruas

Documentário sobre Independência do Brasil: Caminhos da Independência: o Grito nas Ruas

O documentário foi produzido pela TV Brasil e, por meio de entrevistas realizadas com três professores especialistas, traz os resultados de pesquisas empreendidas ao longo de 15 anos em bibliotecas localizadas no Brasil, Portugal e Estados Unidos.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.