Filmes sobre Adolf Hitler e a Segunda Guerra Mundial

Conheça algumas obras que retratam desde a infância, até os últimos dias do líder do partido nazista, ao final da Segunda Guerra.

Uma das figuras mais emblemáticas e odiadas da história mundial, Adolf Hitler, nasceu em 20 de abril de 1889, na Áustria. Seu desejo era tornar-se pintor, e por isso, acabou mudando-se para Viena, onde foi rejeitado na Academia de Belas Artes.

Mesmo assim decidiu permanecer na cidade, onde vivia com sérias dificuldades financeiras. Foi na capital austríaca que ele entrou em contato com o discurso antissemita e as ideias nacionalistas. Estavam instalados os conceitos embrionários do Nazismo.

Em 1913 mudou-se para a Alemanha. A Primeira Guerra Mundial começou no ano seguinte, fazendo o jovem alistar-se voluntariamente no exército alemão. Daí, até a ascensão ao poder, passaram-se apenas 20 anos.

Proclamando ideias sobre a criação de uma grande Alemanha, dar fim ao Tratado de Versalhes e exterminar os judeus, aos quais ele creditava todos os problemas do país, ele acabou tornando-se líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou Partido Nazista.

Depois de um golpe de estado fracassado, ficou preso durante nove meses e escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta), onde apresentou seu projeto de ampliação do território alemão.

No ano de 1933, ocupando o posto de chanceler da Alemanha, ele deu o golpe que instaurou o governo ditatorial, marcado pelo fim de todos os outros partidos a uma sangrenta repressão aos opositores. Além disso, as ideias que ele carregou durante anos começaram a ser colocadas em prática.

Em 1938 anexou a Áustria e invadiu a Tchecoslováquia. No ano seguinte invadiu a Polônia, dando iniciando a Segunda Guerra Mundial. Até 1944 a Alemanha de Hitler saiu na frente, perdendo a soberania ao atacar a União Soviética.

Durante este tempo vários países foram invadidos pelo ditador. Os judeus, e membros de outras minorias, foram caçados por boa parte da Europa, com uma estimativa de mais de seis milhões de mortos.

Em 30 de abril de 1945, diante da iminente invasão da Alemanha, ele e a esposa, Eva Braun, cometeram suicídio em um esconderijo. Oficialmente o país se rendeu em 2 de maio do mesmo ano.

Os quase doze anos em que o líder nazista esteve do poder foram marcados por diversos acontecimentos. Tentando desvendá-los, e também como uma forma de evitar que outra tragédia semelhante aconteça, cineastas de todo mundo preocupam-se em tratar do assunto no cinema.

Selecionamos alguns dos mais relevantes filmes sobre Adolf Hitler para conhecer, não só os principais acontecimentos de seu regime, mas também, um pouco de sua história.

A Queda: As Últimas Horas de Hitler

O líder nazista passou seus últimos momentos em um esconderijo subterrâneo. Com a aproximação de uma invasão soviética, ele chegou a declarar que preferia comer suicídio a se entregar. O filme conta a história dos últimos dez dias de vida de Hitler, com base na obra de sua secretária pessoal, Traudl Junge, do historiador Joachim Fest, do oficial Gerhardt Boldt e de outras pessoas próximas ao Reich nazista.

A Fuga de Hitler

Segundo a história oficial, Hitler cometeu suicídio em 1945. Contudo, diversas teorias apontam que ele teria fugido para a Patagônia, onde viveu escondido até os seus últimos dias. O documentário de 2012 desvenda uma, entre as várias hipóteses, seguindo os passos do líder nazista, que supostamente partiu para a América do Sul em um submarino.

Os Filhos de Hitler

O documentário dirigido pelo cineasta Chanoch Zeevi apresenta os descendentes de algumas das famílias mais temidas do nazismo: Goering, Frank, Hoess e Himmler. Ao longo dos últimos anos, coube aos homens e mulheres, conhecidos como os “filhos de Hitler”, viver longe do legado permanente de um dos maiores crimes da história, cometido por seus pais e avós. No decorrer do filme eles trazem relatos sobre estes e outros temas.

Hitler – A Ascensão do Mal

A imagem que temos de Adolf Hitler é dele enquanto adulto, à frente do Partido Nazista. Mas e na infância e adolescência, como ele se comportava? O longa volta a 1899, em Linz, Áustria, quando ele tinha apenas dez anos de idade. Dirigido por Christian Duguay, o filme de 2003 relata desde a infância anti-social, até a adolescência difícil, quando sua mãe sofria com câncer. Apesar da pretensão inicial de se tornar artista, o jovem, influenciado pelo discurso antissemita de Karl Lueger, se uniu ao exército alemão durante a Primeira Guerra.

O Grande Ditador

Quando Chaplin fez seu primeiro filme falado, em 1941, os horrores da Segunda Guerra Mundial estavam longe de acabar. Ainda assim, O Grande Ditador é um filme brilhante, conhecido mundialmente pelo seu discurso final, sobre o triunfo da razão sobre o militarismo. Trata-se de uma sátira, onde Chaplin atua em dois papéis opostos, o de um barbeiro judeu, enfrentando perseguição religiosa e tropas de choque, e do Grande Ditador Hynkel, personagem inspirado por Adolf Hitler.

A Face do Führer

Apesar dos inúmeros filmes que retratam o período, o que pouca gente sabe é que a Disney realizou algumas produções antinazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Neste curta, o Pato Donald representa a classe trabalhadora ou “escravos de Hitler”, como ficaram conhecidos, que em meio a jornadas exaustivas, tinham que saudar o Führer a todo momento, sem prejudicar a produção. Em 1943 a produção venceu o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

A Vida Secreta de Adolf Hitler

Feito poucos anos após o término da Segunda Guerra Mundial, o documentário norte-americano conta com entrevistas de uma das irmãs de Hitler e de alguns dos mais leais partidários do nazismo. Várias questões da vida, e alguns aspectos de sua mente foram discutidos na produção, como o relacionamento com Eva Braun e os últimos momentos passados no esconderijo..

Operação Valquíria

Protagonizado por Tom Cruise e baseado em um episódio real, o filme Operação Valquíria conta a história de uma conspiração homônima, que tinha como objetivo acabar com a ditadura na Alemanha. Para isso, o único modo era matar Hitler e implementar um governo substituto.

Conspiração

O filme conta a história da reunião de Wannsee, em 1942. No encontro foram estabelecidas as diretrizes de um dos acontecimentos mais tristes da história mundial, o extermínio em massa dos judeus em campos de concentração. Naquele ano, sentindo-se ameaçado pela entrada dos Estados Unidos na guerra e perdendo soldados e generais em nevascas na Rússia, Hitler encarregou 15 homens de dar uma solução final para eliminar todos os judeus da Europa.

Hitler, uma Carreira

Na montagem do documentário, que acompanha toda a vida pública de Adolf Hitler, foram usados apenas documentos de época. O grande foco é justamente a imagem pública de Hitler e a forma como ela evoluiu, de um garoto com condições ínfimas, até o líder de um país. Houve colaboração do biógrafo de Hitler e estudioso de vários temas da época, Joachim Fest.

O Destino de Uma Nação

Baseado em uma história real, o filme é o mais recente da lista e foi um dos grandes destaques do Oscar 2018, saindo vencedor nas categorias de melhor ator (Gary Oldman) e maquiagem. Diante dos avanços territoriais do nazismo, coube ao primeiro-ministro inglês Winston Churchill decidir entre fazer um acordo de paz com Hitler ou permanecer firme naquilo que acreditava, declarando guerra.

O Homem que Quis Matar Hitler

O longa de 1941, dirigido pelo célebre Fritz Lang, narra a história de um exímio atirador, que teve Hitler sob a mira de sua arma antes do início da Segunda Guerra, mas que acabou capturado por um soldado alemão antes de atirar. Durante seu interrogatório tentou convencer o oficial alemão de que a intenção não era matar o líder nazista, mas apenas praticar tiro esportivo. Sem sucesso na tentativa, ele se nega a assinar um documento afirmando que ele foi enviado pelo governo britânico. Jogado em uma falésia para simular uma morte acidental, ele consegue sobreviver e passa a ser perseguido pelos alemães.

Ele Está de Volta

Baseado no best-seller homônimo de Timur Vermes, o Reich nazista ressurge em um conjunto habitacional em Berlim, ao lado do local onde ficava seu esconderijo e também onde ele teria se matado, ao término da Guerra. Casualmente ele encontra com um produtor de TV, que imediatamente começaram a traçar um plano para transformá-lo em uma celebridade midiática.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.