Folclore Goiano – Lendas, Comidas, Danças

Manifestações culturais fazem parte do repertório de cada povo. O folclore goiano se destaca em várias questões.

Folclore nada mais é do que o conjunto de mitos, lendas, costumes e tradições que formam a identidade cultural de um povo. Cada região possui sua particularidade nesse aspecto. Os goianos por exemplo, dispõe de diversas atividades importantes e culturais durante o ano, que deixam o estado ainda mais especial. Confira agora o repertório criativo e diverso que forma esse estado a partir de suas manifestações artísticas e culturais.

Manifestações folclóricas populares em Goiás:

1 Manifestações folclóricas populares em Goiás:

  • Folguedos e autos: São festas populares de espírito lúdico que se realizam anualmente, sendo algumas de origem religiosa, tanto católica como de cultos africanos, e outras são folclóricas.
  • Malhação e queima de Judas: Essa tradição simboliza a morte de Judas Iscariotes, que por 30 moedas de prata entregou Jesus aos soldados romanos para ser crucificado, trata-se de uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas, que foi introduzida na América Latina pelos portugueses e espanhóis.
  •  Cantigas de Roda: Cantigas de roda são brincadeiras infantis, mas que cai no gosto dos adultos também. Os participantes formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música.
Lendas do folclore goiano:

2 Lendas do folclore goiano:

Velho do saco – Se trata de um homem idoso, sujo e malvado que assusta as crianças, pois este, pega os pequenos desobedientes  e colocam em um caso para levar para longe de suas casas.

Tereza Bicuda – Tereza era mulher má que maltratava a mãe. Depois de morta, passou a atormentar pessoas que passam na região da serra onde foi enterrada.

Festas e Tradições Religiosas do Folclore Goiano

3 Festas e Tradições Religiosas do Folclore Goiano

Goiás é um estado com enorme tradição religiosa e recebe milhares de pessoas todos os anos. Fiéis que buscam reforçar seus laços religiosos participando de atos grandiosos e significativos, como é o caso da Procissão do Fogaréu ou Romaria da Santíssima Trindade. Além dessas, existem outras manifestações religiosas que lotam de fiéis, como por exemplo:

  • Festa do Divino Espírito Santo: Muito famosa em Pirenópolis, esta, é manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados. Uma exuberância folclórica tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito, o profano e o religioso, servindo a todos em todas as suas formas e línguas.
  • Festa do Morro: Liga-se a Romaria em Louvor à Santíssima Trindade, que acontece desde primordios do século XX (+- 1927), quando devotos carregam uma imagem da Santíssima Trindade em um andor da cidade até o Pico dos Pireneus, cerca de 20km, sempre no dia da lua cheia do mês de julho.
  • Congadas: As Congadas de Pirenópolis agregam danças, atividades e cantos em louvor a Nossa Senhora dos Pretos, São Benedito e ao Divino Espirito Santo.
  • Festa de São Sebastião:  As festas a São Sebastião acontecem em Goiás, acontece na cidade de Pirenópolis. O santo é devotado principalmente pelos fazendeiros que doam bezerros para o leilão de São Sebastião. Em alguns casos, há também tríduo, missa e procissão nas comemorações ao santo.
  • Folia de Reis: É uma festa popular e tradicional brasileira que homenageia os três reis magos, sendo uma grande demonstração da religiosidade popular, considerada uma das festividades mais icônicas do país.
Dança

4 Dança

A dança chama atenção de qualquer forma que se expresse, com a cultura goiana não é diferente. Uma dança que recebe uma posição de destaque é a catira, com o ritmo e a sincronia dos dançarinos que batem as mãos e os pés seguindo uma coreografia, a qual serve como forma de entretenimento, já que leva alegria para as reuniões populares.

Música

5 Música

O som que mais comum em Goiás é o caipira raiz, representado pelas modas de viola. Geralmente, suas letras vem repletas de emocionantes histórias de vida do campo, ensinamentos ou histórias de amor, com som dos acordes da viola caipira. Esse estilo musical originou outro também bastante popular em Goiás, o sertanejo, mas apesar disso, sua essência é muito diferente.

Simpatias e Causos

6 Simpatias e Causos

Os goianos são cheios das “manhas” e costumes, que muita gente conhece como simpatias e causas. Por exemplo,  colocar um chifre ou cabeça de boi pendurada na entrada de casa para proteger-se de mau-olhado, correr três vezes em volta de casa segurando um machado para amenizar o parto da esposa ou mesmo desenhar três círculos no chão com o calcanhar ou dedão para parar chuvas. Essas atividades são no mínimo interessantes e inusitadas, mas há quem diga que funciona mesmo.

Quer saber sobre as comidas do folclore goiano? Confira aqui

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.