Frases sobre a Consciência Negra

A consciência negra é uma expressão para designar a reflexão da pessoa negra em si própria, como momento de reconhecimento de identidades, cultural e carga histórica. Confira frases sobre a consciência negra.

A consciência negra é uma reflexão por parte da pessoa negra acerca da carga e percepção histórica e cultural que tem de si mesma, além da análise e encontro da sua identidade.

A partir disso, surge a importância do Dia da Consciência Negra, que traz o reconhecimento por parte da sociedade sobre os descendentes africanos e da construção da própria sociedade.

Além disso, aponta questões graves como o racismo, discriminação, inclusão e desigualdade. Somado a isso, também é uma maneira de valorização da cultura afro-brasileira, tão presente no cotidiano geral.

Consciência Negra: Frases

Assim, diante dessa reflexão e valorização indispensável e necessária, separamos algumas frases para refletir sobre a Consciência Negra. Confira:

“Dia da Consciência Negra é uma data importante para termos orgulho do que somos, é preciso garantir igualdade por um povo que sofreu muito e hoje merece o nosso respeito.”

(Matheus Pedrosa)

“A luta não acabou. Temos que difundir a ideia da Consciência Negra na sociedade para que tenhamos um estado tolerante onde prevaleça a igualdade racial, sem preconceitos.”

(Mércio Franklin)

“Não ficaremos satisfeitos enquanto um só negro do Mississípi não puder votar ou um negro de Nova York acreditar que não tem razão para votar.” (Martin Luther King Jr.)

“Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida… negros e brancos todos juntos.”

(Bob Marley)

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”

(Nelson Mandela)

“Sociedade feliz é aquela onde há justiça social, sem preconceito racial.”

(Talita G. R. Mazelli)

“Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor.”

(Georges Najjar Jr)

“Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.”

(Ulisses Tavares)

“As lutas dos negros contra a escravidão (movimentos de resistência) devem ser lembradas como fatos de muito orgulho pelo povo brasileiro”. (Beatriz Suzana L. Leopoldo)

“Sociedade feliz é aquela onde há justiça social, sem preconceito racial”.

(Talita G. R. Mazelli)

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

(Nelson Mandela)

“Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra.”

(Eli Odara Theodoro)

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.