Conheça as 50 frutas mais consumidas e seus benefícios

Frutas são ricas fontes de vitaminas e minerais, assim, são elementos importantes na alimentação saudável. Confira as 50 frutas mais consumidas e seus benefícios.

Fruta é o nome popular para identificar frutos comestíveis e adocicados, e também abrange alimentos que não são frutos verdadeiros no âmbito da botânica, como o morango.

Fruto, na botânica, é a estrutura onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. Sendo assim, nem todos são comestíveis. Por outro lado, as frutas são consumidas com frequência e apresentam inúmeros benefícios.

Confira uma lista das 50 frutas mais consumidas e seus benefícios para uma alimentação saudável, que deve ser acompanhada de atividades físicas regulares.

Frutas e seus benefícios

1 — Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, fibras, vitaminas do complexo B, K e C, potássio e cobre. Usado em vitaminas, o Brasil diverge do restante do mundo, que usa a fruta em pratos salgados.

A fruta auxilia na saúde do coração, intestino e olhos.

2 — Abacaxi

Rico em vitamina C e bromelina, atua contra doenças cardiovasculares, trombose, câncer, inflamação, entre outros.

3 — Acaí

O açaí é rico em vitamina C e E, que são ótimos antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, possui nível alto de antocianina, nutriente que auxilia na saúde cardiovascular. Também, a fruta evita disfunções nervosas e dá energia.

Com altas quantidades de ferro e fósforo, auxilia na anemia, dores e desconfortos provenientes da menstruação.

4 — Acerola

Essa fruta possui altas quantidades das vitaminas A e C e ajuda na saúde ocular, pulmonar e sistema imunológico.

5 — Amora

O resveratrol é um antioxidante flavonoide que atua na reconstrução dos vasos sanguíneos e está presente na amora. Sendo assim, ajuda na vasodilatação e diminuição da pressão arterial.

Além disso, é rica em vitamina C, que atua no sistema imunológico, e em ferro, que ajuda na oxigenação das células. Consequentemente, a memória e ossos são beneficiados.

6 — Araticum

Araticum
Frutas e seus benefícios – Araticum

O araticum, natural do Cerrado, é rico em ferro, potássio, cálcio, vitamina C, vitamina A, vitamina B1 e B2. Com isso, atua na prevenção de reumatismo, úlcera e câncer de pele.

7 — Bacaba

A bacaba auxilia na prevenção e tratamento de doenças pulmonares como bronquite, além de ser fonte de energia natural. Também, a fruta é rica em fibras, que auxiliam no processo digestivo.

8 — Banana

Essa fruta possui altos níveis de vitaminas B1, B2, B6 e B12. Com isso, ajuda no sistema nervoso. Além disso, combate a anemia, controla a pressão arterial e auxilia na recuperação muscular.

9 — Biribá

Também conhecida como fruta-do-conde, o biribá é rico em vitamina C, ferro, cálcio, potássio, proteínas, lipídios, fibras, além das vitaminas B1, B2 e aminoácidos. Assim, atua no bom funcionamento do intestino, previne o câncer e fortalece o sistema imunológico.

10 — Cacau

Apesar de ser a matéria-prima do chocolate, também pode ser consumido como suco. Os benefícios incluem controle de ansiedade e melhora no humor. Além disso, possui alta quantidade de ferro e antioxidantes.

11 — Cajá

O cajá é uma fonte rica de vitamina C e carotenoides, assim como combate a anemia e previne doenças cardiovasculares.

12 — Caju

Frutas e seus benefícios – Caju

O caju pode ser separado em duas partes: castanha e fruta. A fruta é rica em vitamina C e fortalece o sistema imunológico, elementos antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos, antitumorais e ateroscleróticas.

Já a castanha é uma fonte de proantocianidinas, importantes para evitar o câncer. Ela controla a pressão arterial e o magnésio presente traz benefícios para o sistema nervoso.

13 — Caqui

O caqui é rico em vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12. Além disso, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês, zinco, licopeno e betacaroteno. Assim, ajuda na imunidade e rejuvenescimento das células, previne doenças cardiovasculares e promove a saúde intestinal.

14 — Carambola

A fruta é fonte de vitamina A, C e algumas do complexo B. Também, fortalece o sistema imunológico e age como antioxidante.

15 — Cereja

A cereja é rica em vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo e ferro. Ela combate o reumatismo, artrite e gota.

16 — Cidra

A cidra, parecida com o limão, é fonte de vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de ferro, fósforo e cálcio.

17 — Coco

Tanto a fruta como a água trazem benefícios para o corpo. A água hidrata e repõe eletrólitos, já a polpa é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C.

18 — Cupuaçu

Fruta com C - Cupuaçu
Frutas e seus benefícios – Cupuaçu

O cupuaçu é amplamente consumido em creme e é rico em ácidos graxos, vitamina A, C, B1, B2 e B3, fibras e sais minerais como cálcio, fósforo e selênio. Assim, auxilia, também, na diminuição do colesterol.

19 — Figo

A fruta com alto teor de açúcar natural auxilia no controle de colesterol, doenças cardiovasculares e podem ser fontes de energia.

20 — Framboesa

A framboesa é fonte de ferro, cálcio, fósforo e antioxidantes. Assim, combate o envelhecimento precoce e estimula a saúde das células.

21 — Goiaba

A goiaba é rica em fibras, que ajuda na digestão, assim como vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Essa fruta também auxilia no controle de colesterol.

22 — Groselha

A groselha é rica em vitamina C e chega ultrapassar a laranja. Além disso, é fonte de potássio, cálcio, fósforo, ferro, enxofre, magnésio e proteínas. Assim, protege a visão e sistema imunológico.

23 — Guaraná

O guaraná, amado pelo brasileiro, é uma fonte natural de energia. Também melhora humor, concentração e ajuda no controle de colesterol.

24 — Ingá

Comida com I - Ingá
Frutas e seus benefícios – Ingá

Rico em vitamina A, o ingá ajuda na saúde ocular. Além disso, é fonte de cálcio e previne o câncer e dores de cabeça.

25 — Jabuticaba

Por fortalecer o sistema imunológico, previne diversas doenças. Também é fonte de fibras e combate o envelhecimento precoce.

26 — Jaca

A jaca é fonte de fibras, cálcio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas A, B e C. Assim, auxilia o sistema imunológico e digestivo.

27 — Jambo

O jambo possui fósforo, ferro, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2. Também fortalece o sistema imunológico.

28 — Jenipapo

A fruta possui altos níveis de ferro e cálcio, mas toda a planta é usada medicinalmente. O tronco combate úlceras e faringite; as folhas combatem diarreia e sífilis; e as frutas tratam anemia, icterícia, asma e problemas do fígado e baço.

29 — Kiwi

Fonte de fibras e vitaminas, atua como antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígeno.

30 — Laranja

A laranja, amplamente consumida, atua no fortalecimento do sistema imunológico, redução do colesterol e previne doenças cardiovasculares.

31 — Lichia

fruta-com-l-lichia
Frutas e seus benefícios – Lichia

A lichia é rica em antioxidantes e fibras. Ela atua como anti-inflamatório e regula o colesterol.

32 — Limão

Essa fruta melhora a digestão, aumenta a imunidade e absorção de ferro, diminui problemas respiratórios e derrames.

33 — Maçã

A maçã é fonte de vitamina A, B1, B2, C e K, ferro e fósforo, evita o envelhecimento precoce, protege as cordas vocais e garganta, e ajuda no sistema digestivo.

34 — Mamão

Fonte de vitamina C e E, cálcio, fósforo e ferro, auxilia no sistema digestivo.

35 — Manga

A manga, por ter alta quantidade de ferro, evita a anemia e problemas digestivos.

36 — Maracujá

O maracujá é calmante natural, mas também ajuda na digestão. É fonte rica em vitaminas A, C e do complexo B.

37 — Melancia

Muito consumida por ser refrescante, a melancia previne o câncer e doenças cardiovasculares.

38 — Melão 

O melão tem efeito diurético, controla a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

39 — Morango

O morango é rico em antioxidantes e ajuda contra o envelhecimento da pele. Ele também previne doenças cardiovasculares, câncer, melhora a capacidade mental e ajuda a combater inflamações.

40 — Pequi

pequi-fruta
Frutas e seus benefícios – Pequi

Essa fruta típica do Cerrado é fonte de vitamina A e C, além de ácidos graxos monoinsaturados, que regula o colesterol.

41 — Pera

A pera é fonte de sódio, ferro, potássio, magnésio e cálcio, e melhora o sistema digestivo.

42 — Pêssego

O pêssego é rico em antioxidantes, então evita o envelhecimento precoce. Além disso, possui fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo, ferro e vitaminas A, C e do complexo B.

43 — Pitanga

A pitanga possui alta quantidade de vitamina C e fortalece a imunidade, previne doenças cardiovasculares, artrite, bronquite e reumatismo.

44 — Pitaia

Essa fruta protege as células pela ação antioxidante e é rica em proteínas, vitamina C, ferro e cálcio. Também, auxilia na digestão e combate doenças cardiovasculares.

45 — Pupunha

Natural da Amazônia, pupunha é rico em ferro, potássio, cálcio e vitamina A e C.

46 — Romã

A romã protege o fígado, principalmente. Além disso, previne câncer de próstata.

47 — Tâmara

A fruta é rica em carboidratos, fibras, potássio, ferro e cálcio e é uma forte aliada na prevenção de problemas digestivos.

48 — Tamarindo

Tamarindo é diurético, assim como rico em vitamina C e algumas do complexo B. Seu consumo é indicado para regular a pressão alta.

49 — Tangerina

Como a laranja, a tangerina é rica em vitamina C e A e fortalece a imunidade. Também ajuda na hipertensão e demais problemas cardíacos.

50 — Uva

A uva é fonte de carboidratos, que dão energia para o corpo. Além disso, é antioxidante e possui vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.