Você sabe quais frutas são nativas do Brasil?

Conheça alguns exemplos de frutas nativas do Brasil, e outras, que apesar de parecerem bem brasileiros vieram de vários lugares do mundo.

Todos os dias, às nossas mesas, nos deparamos com uma enorme variedade de frutas, mas você já parou para se perguntar qual a origem delas? E mais, quais são nativas do Brasil?

Se esta é uma das suas curiosidades, confira a seguir quais são as principais frutas originárias do nosso país e aquelas que todo mundo acha que são tipicamente brasileiras, mas que só vieram para cá com a colonização portuguesa.

Frutas tipicamente brasileiras

Embora os registros oficiais estabeleçam que mais de 300 frutas são originalmente brasileiras, poucas são conhecidas. Isso porque poucas são produzidas comercialmente.

Estima-se que entre as vinte variedades mais consumidas no Brasil, somente três são nativas daqui:

  • maracujá;
  • abacaxi;
  • goiaba.

Apesar da extensa flora do país, a maioria das frutas brasileiras são pouco exploradas comercialmente, restringindo-se às suas regiões de origem, como Amazônia, cerrado e caatinga.

Entre as mais consumidas por nós, e que se sobressaem na produção em larga escala, podemos destacar as nativas

  • caju;
  • guaraná;
  • abacaxi;
  • cacau;
  • coco da Bahia;
  • maracujá;
  • goiaba;
  • jabuticaba.

Apesar disso, os sabores regionais estão sendo mais valorizados a cada dia, não só na produção in natura, mas também como fonte de renda e valorização da cultura regional brasileira.

No cerrado, por exemplo, as frutas nativas ganharam muito espaço nas últimas décadas. Principalmente no que diz respeito à produção local de doces, geleias, sorvetes, picolés e outros produtos artesanais.

É o caso do pequi, bacupari-do-cerrado, murici, baru, buriti, araticum e mangaba e tantas outras, todas brasileiríssimas.

Entretanto, algumas dessas frutas, mesmo antes de serem catalogadas, já estão fadadas ao desaparecimento. Os principais motivos são o devastamento da mata atlântica e da Floresta Amazônica, além da expansão desenfreada das fronteiras agrícolas, principalmente no território do cerrado, mas frequentes também em outros estados.

Frutas estrangeiras

Quem vê toda a tropicalidade de Carmen Miranda com seus exuberantes chapéus de banana, símbolo de toda uma época do nosso país, nem imagina que uma das principais frutas que adornavam sua cabeça não fazem parte da flora brasileira.

Não há registros precisos a respeito da nacionalidade da banana. Mas acredita-se que ela seja cultivada há mais de 4 mil anos. A origem mais provável da fruta é no Oriente, mais precisamente no sul da China ou da Indochina.

Mas não é só ela. Outras frutas extremamente consumidas no Brasil não vieram daqui. A laranja, por exemplo, veio da Índia, já o mamão veio México, enquanto o morango é originário dos Estados Unidos e do Chile.

Assim como estas, podemos listar uma infinidade de sabores apreciados por nós, mas que foram importados de outros países. Entre outros exemplos, além dos anteriores, podemos citar maçã, limão, manga, uva, melancia, caqui, coco, abacate e muitas outras.

Os frutos acima possuem origens tão antigas, que com o passar do tempo ficou um bem mais difícil localizar sua procedência.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.