Fundação Roberto Marinho oferece aulas gratuitas online do Ensino Fundamental e Médio

Formação de professores, distribuição de conteúdo multiplataforma e serviços educacionais online são três soluções gratuitas oferecidas pelo Canal Futura.

O projeto Classes Abertas, promovido pela Fundação Roberto Marinho, oferece aulas gratuitas para os alunos do ensino fundamental e médio. As salas de aula online contam com a orientação de professores qualificados. Para se inscrever, basta acessar o site: telecurso.org.br.

Os conteúdos de reforço escolar do Classes Abertas estão presentes na internet, em uma grade da nova faixa especial da programação do Canal FuturaEstude em Casa.

A proposta do Estude em Casa é apresentar um agrupamento de conteúdos educativos para aqueles que tiveram a rotina escolar modificada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Parte pertencente do conjunto de soluções criado pelo Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, o projeto visa amenizar o impacto do afastamento de quase 50 milhões de alunos no Brasil das salas de aula.

Entre as soluções, todas gratuitas, três estão em andamento:

  1. Formação de professores
  2. Distribuição de conteúdo multiplataforma (TV e internet)
  3. Serviços educacionais online (Classes Abertas)

Classes Abertas

O gerente geral do Laboratório de Educação da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, diz que o nome Classes Abertas se deve a ser um produto democrático, sem restrição ao público.

“Basta se inscrever e o aluno passa a fazer parte de uma turma, que tem o acompanhamento de um professor. Esse professor vai ajudando a turma se alimentar de conteúdos, atividades, outras possibilidades de links que têm a ver com o que os alunos viram na televisão”, argumenta João Alegria.

A estrutura do Classes Abertas consiste em dez turmas com dois modelos. São oito salas temáticas, com ciclos semanais e tópicos sugeridos pelos professores, e dois espaços de reforço escolar, com material do ensino fundamental e médio.

As Classes Abertas têm atualizações de conteúdos diárias, com materiais, vídeos, atividades e interação com os docentes. Desse modo, além do conteúdo presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os professores da Fundação Roberto Marinho selecionaram materiais extracurriculares para os estudos.

Canal Futura que auxiliar na rotina de estudos

Assim que foram anunciados os primeiros fechamentos de escolas, como medida emergencial para conter a disseminação da Covid-19, o Canal Futura iniciou três novas faixas de programação.

A nova grade segue o horário escolar, de segunda a sexta-feira, às 8h, 13h e às 18h15, e o conteúdo pode ser visto na TV fechada ou gratuitamente pela internet, no FuturaPlay.

Muitos são os conteúdos educativos exibidos na emissora, como as teleaulas e os inúmeros programas educativos.

“Não há a intenção de substituir a escola, mas de manter o mais próximo possível a experiência de sala de aula. O conceito é: vamos manter o motor aquecido, porque quando voltar para sala de aula, o aluno já vai estar pronto”, afirma Alegria.

Videoaulas no YouTube

Videoaulas no Youtube
Videoaulas no YouTube (Reprodução: Canal Futura).

O Canal Futura disponibiliza mais de 600 videoaulas no Youtube, com materiais do ensino fundamental II nivelados à Base Nacional Comum Curricular. Entre as disciplinas contempladas, estão Artes, Física, Matemática, Português e Química.

“Muitos adolescentes e jovens procuram aulas na internet. Nós já tínhamos produzido as aulas e íamos liberar ao longo do ano, mas agora decidimos publicar todas de uma vez para ajudar neste momento”, declara Alegria.

Formação de professores

Formação de professores
Formação de professores (Reprodução: Canal Futura).

A formação de professores, para saber empregar recursos digitais e audiovisuais na prática pedagógica, é uma das propostas da Fundação Roberto Marinho.

Os docentes possuem acesso, no site do Telecurso, a conteúdos para a melhor forma em que possam trabalhar com os discentes, tais como dicas para gravar videoaulas e/ou realizar transmissões ao vivo.

Você pode gostar também de:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.