Tudo sobre Futsal – História, regras e fundamentos

Conheça a história de um dos esportes mais queridos e praticados pelos brasileiros.

Popularmente conhecido como futebol de salão, o futsal está entre os esportes preferidos dos brasileiros, justamente por ter características muito semelhantes ao futebol.

Aqui, na seleção masculina, nomes como Falcão, Lenísio, Manoel Tobias, Douglas e Jorginho se consagraram no esporte. Enquanto na seleção feminina, Vanessa, Lu Minuzzo e Cilene estão entre as melhores jogadoras do país.

Ainda na modalidade masculina, entre 2000 e 2014, um jogador brasileiro foi considerado o melhor do mundo por oito vezes. Falcão, Schumacher e Manoel Tobias estão entre os premiados.

Confira também: Quanto ganha um jogador de Futsal?

História e origem do Futsal

As origens do futsal estão enraizadas no Uruguai, mais precisamente na cidade de Montevidéu. O responsável pela criação da modalidade é o professor de Educação Física, Juan Carlos Ceriani Gravier. O esporte surgiu em 1933, na Associação Cristã de Moços, como uma variante do futebol.

 Juan Carlos Ceriani Gravier, considerado o criador do Futsal
Juan Carlos Ceriani Gravier, considerado o criador do Futsal

A princípio, o esporte ficou conhecido como Indoor Football, ou em tradução literal, “futebol no interior”. Ainda nessa época, as partidas eram disputadas com 14 jogadores, ou seja, sete em cada lado. Hoje, o número total é de apenas dez.

Outra variação sofrida ao longo do tempo, é que ao ser inventado, o futsal era praticado com uma bola mais leve. Como a incidência de bolas fora de campo era bastante alta, com o passar do tempo ela foi aumentando o peso, ficando, inclusive, mais pesada do que aquelas usadas no futebol.

Hoje, no futsal, existe uma regra, entre tantas outras, que o diferencia muito do futebol. É a chamada “Lei da Vantagem”. De acordo com ela as interrupções do jogo, assim como o uso excessivo do apito devem ser evitados, com o objetivo de assegurar o dinamismo da partida.

Fundamentos e regras do Futsal

Apesar de muito semelhante ao futebol, a modalidade tem variações importantes, tanto em relação aos fundamentos, quanto em relação às regras. Confira algumas das principais regras do futsal:

  • Uma partida de futsal tem duração de dois tempos de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre eles. Ou seja, são 40 minutos de jogo;
  • Cada jogo é disputado por duas equipes, cada um delas com cinco jogadores, incluindo o goleiro. Assim, são 10 atletas em quadra. Eles podem jogar nas posições:
    – Goleiro
    – Ala (laterais)
    – Fixo (defesa)
    – Pivô (ataque e criação de jogadas)
  • A bola de futsal tem circunferência entre 62 e 64 centímetros e pode pesar entre 400 e 440 gramas;
  • A partidas são supervisionadas por dois árbitros, sendo um principal e um auxiliar. Há também um cronometrista e um anotador;
  • O objetivo é marcar gols, portanto, vence a equipe que ao final do jogo computar o maior número de pontos;
  • Para fazer gols, os jogadores podem usar dribles, passes de bola, cabeceios e outros. Mas assim como no futebol, é proibido tocar a bola com as mãos;
  • Cada time pode ter até 9 reservas e não há limites para substituições e elas poderão ser feitas a qualquer momento do jogo;
  • Não existe impedimento no futsal;
  • Quando algum jogador comete alguma falta, dependendo da infração, ela poderá ser cobrada como tiro direto ou tiro indireto;
  • Os jogadores podem ser sancionados também com cartões vermelhos e amarelos;
  • Há, ainda, as cobranças de tiros livres, tiro lateral, penalidade máxima, arremesso de meta, tiro e canto.

Quadra de Futsal

O futsal pode ser praticado em quadras cobertas ou descobertas, com largura variável entre 15 e 22 metros, e comprimento entre 24 e 42 metros, podendo variar de acordo com a competição.

Quadra de Futsal
Quadra de Futsal

A quadra de futsal possui as seguintes marcações:

  • Linha central
  • Linhas laterais e linha de meta
  • Área de penalidade
  • Área de substituição

História e Origem do Futsal no Brasil

No Brasil, o futsal está entre os esportes mais praticados, seja de forma profissional, por lazer ou nas escolas. Aqui, o futebol é a grande paixão nacional. A semelhanças entre os dois esportes é um dos fatores que justificam a boa adesão do futebol de salão.

O Brasil, atualmente, tem uma das melhores seleções masculinas de futsal, sendo pentacampeã na Cola do Mundo de Futsal da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Mas você sabe quando chegou o futsal no brasil?

Por ter sido criado em um país vizinho, rapidamente ele chegou ao nosso país. Cerca de dois anos depois de ter sido criado do no Uruguai, em 1935, ele já estava sendo praticado em território brasileiro.

Apesar disso, foram necessários quase 20 anos até a criação da “Federação Metropolitana de Futebol de Salão”, que foi fundada em 1954, no Rio de Janeiro. Depois dela, rapidamente o esporte de disseminou por outros estados, ao ponto de que todos tinham um time e uma federação.

Em 1971, foi fundada em São Paulo a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). Ela funcionou até 2004, entretanto, desde 2002 a Associação Mundial de Futsal (AMF) é a responsável por gerenciar o esporte ao redor do mundo.

Hoje, a Confederação Brasileira de Futsal atua junto a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, sendo filiada à FIFA.

Tanto a AMF quanto a FIFA possuem competições próprias, com destaque para o Campeonato Mundial de Futebol de Salão e Eurofutsal da AMF e a Eurocopa e Copa do Mundo de Futsal da FIFA.

Quadro Resumo com as Principais regras e fundamentos do futsal:

  • O Futsal tem 40 minutos de jogo, com dois tempos, cada tempo possui 20 minutos.
  • O esporte é praticado por duas equipes de 5 atletas cada. No total são 10 jogadores em campo. Cada time tem o direito de possuir até 9 jogadores reservas.
  • Vence a partida quem marcar mais gols.
  • A regra de impedimento não existe no futsal, e também não há limite de substituição de jogadores.
  • A quadra do futsal possui medidas de varia de: 15 e 22 metros (largura), 24 e 42 metros (comprimento).
  • A partida tem dois árbitros, um anotador e um cronometrista.

Conheça detalhes de outros esportes:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.