Gás carbônico

Vamos conhecer esse gás que é envolvido no efeito estufa e no aquecimento global? Continue lendo!

O gás carbônico é um composto químico com fórmula molecular CO2, ou seja, ele é formado por um átomo de carbono e dois átomos de oxigênio. Por conta de sua composição, esse gás também é conhecido como dióxido de carbono.

Na natureza, o gás carbônico é produzido através do processo de respiração dos seres vivos e durante a queima de combustíveis fósseis, a combustão.

Importância do gás carbônico

O gás carbônico é extremamente importante para manutenção da vida no nosso planeta, ele representa apenas 3% da composição do ar.

Esse gás é fundamental para que a fotossíntese ocorra e essencial para manter o aquecimento da Terra.

Entretanto, o desequilíbrio na produção de gás carbônico que possa causar um excesso desse gás na atmosfera, o que pode ser prejudicial aos organismos.

A produção desenfreada de gás carbônico contribui para o aumento do efeito estufa no planeta.

Além disso, o gás carbônico participa do ciclo do carbono, que é realizado em três etapas: a respiração dos seres vivos, a decomposição de matéria orgânica e a combustão que ocorre na queima de combustíveis fósseis.

Outras utilizações para o gás carbônico

Assim como outros gases, o dióxido de carbono pode mudar seu estado físico quando submetido a mudanças de temperatura.

Em temperaturas muito baixas, ele se torna sólido e é conhecido popularmente como gelo-seco, muito utilizado na indústria para refrigerar alimentos e substâncias por longos períodos.

Além disso, o gás carbônico é muito utilizado na fabricação de bebidas para gaseificar refrigerantes, água com gás, cervejas e espumantes.

A produção de extintores de incêndio também utiliza o gás carbônico como matéria-prima.

Gás carbônico - Muito utilizado para gaseificar bebidas como a água com gás, refrigerantes e cervejas.
Gás carbônico – Muito utilizado para gaseificar bebidas como a água com gás, refrigerantes e cervejas.

Ciclo do carbono

O ciclo do carbono é iniciado com a fotossíntese das plantas. O gás é fixado por esses seres autótrofos durante a produção de moléculas orgânicas de glicose.

A glicose produzida pelas plantas fica disponível para os produtores, consumidores e decompositores ao longo da cadeia alimentar.

O retorno do carbono para a atmosfera ocorre através da respiração celular, da degradação de matéria orgânica e queima de combustíveis fósseis.

Gás carbônico- Ciclo do carbono
Gás carbônico – Ciclo do carbono

Efeito estufa

O efeito estufa é o aumento da produção de gases e seu consequente acúmulo na atmosfera, o gás carbônico é um desses gases.

Ele é um processo natural que aquece o planeta, através da retenção de calor. Quando a emissão de gases é aumentada, a temperatura do planeta aumenta, podendo causar desequilíbrios ecológicos.

Sendo assim, o efeito estufa contribui para o aquecimento global que provoca o derretimento das geleiras, mudanças climáticas, aumento ou falta de chuva.

O monóxido de carbono (CO), o ozônio (O3), o dióxido de enxofre (SO2), o dióxido de nitrogênio (NO2) e o gás metano (CH4) são outros gases envolvidos no efeito estufa.

Por isso, a emissão desses gases deve ser prudente para evitar o agravamento do aquecimento global e do efeito estufa o planeta.

Gás carbônico - A emissão exagerada desse gás é uma das causas do aumento do efeito estufa.
Gás carbônico – A emissão exagerada desse gás é uma das causas do aumento do efeito estufa.

Gás carbônico pode matar?

O gás carbônico é muito importante para os seres vivos, pois faz parte da fixação de carbono e produção de energia. No entanto, a inalação excessiva desse gás pode intoxicar o organismo.

A concentração tolerável de gás carbônico no sangue é 35 mm Hg a 45 mm Hg, quando esse nível é aumentado a pessoa é induzida a um estado de sonolência que leva ao coma e induz uma parada respiratória.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.