Gastrulação

Fase em que ocorre a formação dos folhetos embrionários que darão origem aos órgãos do novo embrião.

A gastrulação é um processo que ocorre no decorrer do desenvolvimento embrionário. Durante a gastrulação, ocorre a invaginação dos tecidos para formar os três folhetos embrionários ou germinativos chamados de endoderma, mesoderma e ectoderma.

A gastrulação acontece durante a 3ª semana de gestação e é uma importante fase do desenvolvimento embrionário, pois a organogênese depende do desenvolvimento dos folhetos embrionários.

Como ocorre a gastrulação?

O processo de gastrulação começa com a formação da linha primitiva na superfície do epiblasto que está localizada acima do blastocele. A linha primitiva dará origem ao eixo embrionário do embrião e fica na região mediana do disco embrionário.

A direção dessa linha é formada da região encefálica até o nó primitivo na outra extremidade. Durante a formação da linha, surge um sulco chamado de fosseta primitiva.

Depois da formação das fossetas, as células se invaginam e formam os folhetos embrionários. A camada mais interna de células é o endoderma, a mediana, o mesoderma, e a mais externa, ectoderma.

Gastrulação - Folhetos embrionários
Gastrulação – Folhetos embrionários

Além da formação dos folhetos, a gastrulação forma também a placa precordal e a notocorda que darão origem ao sistema nervoso central do embrião até a 7ª semana de desenvolvimento embrionário.

Durante toda essa fase em que acontece a gastrulação, o embrião recebe o nome de gástrula e possui por volta de 32 células.

Gastrulação
Gastrulação

Problemas durante a gastrulação

A gastrulação é uma fase extremamente importante do desenvolvimento embrionário e, infelizmente, muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas na 3ª semana.

Isso torna-se um problema, pois o uso de álcool, tabaco, substâncias ilícitas e até mesmo a ocorrência de acidentes podem alterar a gastrulação e causar más-formações que podem acarretar graves problemas ao feto que está sendo gerado.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.