Geografia de Goiás

Relevo, área, clima, características geográficas, recursos naturais e minerais, população, fauna, flora, principais cidades e problemas ambientais .

Localizado no Planalto central do Brasil, o estado de Goiás é o mais populoso do Centro-Oeste, com estimativa de 6.730.848 habitantes. Possui 246 municípios distribuídos em cinco mesorregiões e 18 microrregiões.

Sua área total é de 340.111.783 km². Os estados limítrofes são Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia. A capital, Goiânia, é a cidade com maior índice populacional do Centro-Oeste, contando com 1.466.105 habitantes.

Goiânia, a capital do estado, é a segunda cidade mais populosa da região Centro-Oeste, 1.495.705 habitantes (2018), fica atrás somente de Brasília, 2.974.703 (2018).

Principais cidades de Goiás

As principais cidades goianas são, além da capital, Goiânia, os municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goianésia, Trindade, Rio Verde, Itumbiara, Catalão, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Pirenópolis, Cidade de Goiás, Formosa, Jataí, Porangatu, Caldas Novas e Niquelândia.

Vegetação de Goiás

A vegetação típica é o Cerrado. Suas principais características são árvores esparsas, com raízes profundas e galhos retorcidos, além da presença de grandes arbustos. Outro ponto marcante é a presença abundante de água em seu subsolo.

A floresta tropical é encontrada na divisa com o Mato Grosso. Uma pequena porção de Mata Atlântica pode ser verificada na região sul do estado, especialmente em serras e margens de rios.

As principais árvores do Cerrado são:

  • pequizeiro
  • mangabeira
  • lobeira
  • caroba
  • quineira
  • jequitibá
  • peroba
  • mogno

Fauna de Goiás

Em Goiás podem ser encontradas onças, guarás, tatus, cervos, macacos, tamanduás, pacas, capivaras, antas, emas, seriemas, sendo essas últimos espécies típicas do Cerrado.

Várias das espécies que vivem no Cerrado estão ameaçadas de extinção em razão do desmatamento e das queimadas para a plantação de monoculturas, do uso de agrotóxico e da caça predatória na região.

Frente ao intenso desmatamento e ocorrência de queimadas, foram criados parques e reservas florestais no intuito de proteger as riquezas naturais. Neles, é proibida a prática da pesca, caça e a derrubada de árvores. Os principais parques de proteção ambiental são: Parque Nacional das Emas (Mineiros) e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante).

PUBLICIDADE

Veja também: Geografia de Goiás para concursos 

Relevo de Goiás

O estado de Goiás está localizado no localizado no Planalto Central Brasileiro. Seu relevo é bem variado e possui chapadas, planaltos, depressões e vales.

A maior altitude é a da Chapada dos Veadeiros, no norte do estado, com 1.691m. O pico mais alto, por sua vez, é Pouso Alto, com 1.784m de altitude.

Clima de Goiás

O clima é o tropical semi-úmido, com temperatura anual média de 23°C. A estação das chuvas compreende os meses de outubro a abril, com temperaturas altas. Dependendo da região, os termômetros batem os 39°C, especialmente, no norte e oeste.

A estação da seca se estende de maio a setembro. Coincidentemente, contempla os meses mais frios do ano quando, em algumas regiões, as temperaturas caem a 4°C. A variedade de cenários e belezas naturais colocaram o estado entre os maiores polos turísticos do país.

Cidades históricas e festas de Goiás

Pirenópolis e a Cidade de Goiás foram tombadas como Patrimônio Histórico pelo IPHAN e atraem turistas em busca de cidades históricas. Destaques para as Cavalhadas, Festa do Divino e Procissão do Fogaréu, conhecidas festas religiosas.

PUBLICIDADE

Ainda nesse sentido, Trindade atrai fiéis de todo o Brasil devido à Festa do Divino, realizada no final de junho. Alto Paraíso, Cavalcante e Formosa são conhecidos pelo turismo ecológico e de aventura. Caldas Novas, por sua vez, é o paraíso das águas termais.

Hidrografia de Goiás

Seus principais rios são: Araguaia, Paranaíba,  Vermelho, Corumbá, Aporé, São Marcos, Paranã, Maranhão, Verde, das Almas e Claro. Na região noroeste do Estado está localizado o lago artificial da Usina de Serra da Mesa.

Economia de Goiás

A agroindústria é a principal atividade econômica do Estado. Porém, o pólo industrial do estado apresentou forte crescimento nos últimos anos, especialmente, nas cidades de Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia.

PUBLICIDADE

A primeira, inclusive, abriga o Distrito Agroindustrial de Anápolis, o DAIA. Nele, concentram-se indústrias automobilísticas, têxteis, alimentícias, além do único porto seco brasileiro. Aparecida de Goiânia, por sua vez, abriga o Pólo Industrial. O complexo industrial nos municípios de Catalão, Rio Verde e Itumbiara também é expressivo.

Recursos minerais

Os principais recursos minerais do estado de Goiás são manganês, níquel, ouro, calcário, esmeralda e fosfato.

Fatos históricos importantes

  • 1942: transferência da capital para Goiânia
  • 1988: divisão do estado para a formação do Tocantins a partir da porção norte goiana

Realidade e principais problemas do estado

Várias espécies animais estão ameaçadas de extinção em razão de queimadas, desmatamento, uso de agrotóxico e caça predatória. Infelizmente, também são frequentes as consequências da poluição dos rios e do ar, erosão do solo, o assoreamento dos rios devido à expansão agropecuária.

PUBLICIDADE

Além disso, a violência relacionada a casos de feminicídio, homicídio e furtos são registrados não somente nas grandes cidades, mas também nas zonas rurais.

Resumo sobre a Geografia de Goiás:

  • Capital: Goiânia
  • Região: Centro-Oeste
  • Área: 340.111.783 km²
  • Estados limítrofes: Tocantins (norte), Mato Grosso de Sul e Minas Gerais (sul); Bahia e Minas Gerais (leste); Mato Grosso (oeste).
  • Clima: tropical semi-úmido
  • Vegetação: Cerrado e faixas de floresta tropical
  • Relevo: serras, chapadas e planalto (maior parte do território), depressão (região norte)
  • Maior altitude: Chapada dos Veadeiros (1.691 metros).
  • Recursos minerais: manganês, níquel, ouro, calcário, esmeralda e fosfato.
  • Principais rios: Araguaia, Paranaíba,  Vermelho, Corumbá, Aporé, São Marcos, Paranã, Maranhão, Verde, das Almas e Claro.
  • Principais cidades: Goiânia, Aparecida de Goiânia,  Pirenópolis, Cristalina, Valparaíso, Rio Verde, Anápolis, Luziânia e Águas Lindas.
  • Problemas ambientais:  poluição de rios, poluição do ar na capital, queimadas, desmatamento e erosão do solo.

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.