Geografia do estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro possui a terceira maior população do Brasil. Saiba agora tudo sobre a vegetação, relevo e clima do Estado do Rio de Janeiro.

O estado do Rio de Janeiro está localizado na região sudeste do país. Com área de 43.696,054 km², o estado possui a terceira maior população de todo o Brasil.

A capital é o Rio de Janeiro, cidade que leva o mesmo nome do estado. A cidade é mundialmente conhecida como “Cidade Maravilhosa”, devido suas praias, cultura e belezas naturais.

Além disso, o estado faz divisa com Minas Gerais ao norte e nordeste e com São Paulo ao sudoeste. Bem como com o Espírito Santo no Nordeste, já no leste e no sul ele é banhado pelo Oceano Atlântico.

O relevo do estado é formado por planaltos (ou Serra Fluminense), pelas terras baixas (Baixada Fluminense), bem como pelos maciços litorâneos. Sendo que este último são formações rochosas ao longo da costa. Sendo assim, o ponto mais alto do estado é o Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude.

Vegetação

Originalmente a Mata Atlântica cobria grande parte da vegetação do Rio de Janeiro. Entretanto, devido a grande exploração e desmatamento da área ao longo dos nos, atualmente só um décimo da área ainda existe.

Desta forma, hoje existem mangues e áreas de campos, que foram produzidos pela habitação humana na região fluminense.

Clima

Sendo assim, o clima do Rio de Janeiro varia de acordo com a região do estado, e sua proximidade com o mar. Na Serra Fluminense, por exemplo, predomina o clima tropical de altitude, com temperaturas amenas.

Por outro lado, na Baixada Fluminense o clima predominante é o tropical semi-úmido, com temperatura média anual de 24° C. De modo geral as chuvas são abundantes no estado.

Rios

Os rios mais importantes do Rio de Janeiro são: Muriaé, Pomba, Itabapoana, Paraíba do Sul e Macabu. A maioria destes rios desemboca no Oceano Atlântico.

Além disso, o estado ainda possui várias lagoas, como a Lagoa Feia (a maior), e a Lagoa Rodrigo de Freitas (a mais conhecida).

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.