Geografia do Rio Grande do Sul

Conheça o quarto maior estado do país, Rio Grande do Sul. Localizado na região sul, é o quinto mais populoso e o terceiro com maior Índice de Desenvolvimento Humano.

O Rio Grande do Sul é um estado localizado na região Sul do Brasil. Conhecido como o quarto maior estado do país, é o quinto mais populoso e o terceiro com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A economia do estado se baseia em agricultura, pecuária e têxtil. Ainda mais, existem diversas opções de turismo. Por exemplo, Gramado e Canela, duas cidades próximas que chamam a atenção para passeios românticos e decorações natalinas.

Os limites territoriais do estado são: Santa Catarina (ao norte), Uruguai (ao sul), Oceano Atlântico (ao leste) e Argentina (ao oeste). Sua área territorial é de 281.748, 538 km².

Relevo

O Rio Grande do Sul possui três tipos de relevos. Estes são: planaltos, depressões e planícies. Seus planaltos se encontram ao norte do Estado, com altitude acima de 100 metros.

O ponto mais alto do estado possui 1.410 metros e é chamado de Pico do Monte Negro. Esse se encontra em São José dos Ausentes.

Pico do Monte Negro - Rio Grande do Sul
Pico do Monte Negro – Rio Grande do Sul

Além disso, existem quatro unidades morfológicas, denominadas como:

  • Depressão central: áreas com menos de 400 metros, localizadas em municípios como Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e São Gabriel;
  • Escudo Sul-Grandense: Rochas formadas em outros períodos com desgastes erosivos. A altitude não passa de 600 metros;
  • Planície Costeira: Apresenta baixas altitudes e se encontra em toda a Costa Atlântica do território.

Clima

No Rio Grande do Sul, predomina o clima subtropical úmido, contando então com duas estações do ano bem definidas. O verão, com elevadas temperaturas e o inverno, com baixas temperaturas. Uma das menores do país.

Geada no Rio Grande do Sul
Geada no Rio Grande do Sul

No decorrer do ano, as chuvas são bem distribuídas. As temperaturas se modificam de acordo com a altitude, ou seja, onde existe baixas elevações, o clima é tropical. Já em altas elevações, o clima temperado.

Hidrografia

O Rio Grande do Sul possui uma rede hidrográfica dividida em três regiões. Estas são: Bacia do Uruguai, Bacia do Guaíba, Bacia do Litoral.

Os rios mais importantes do Rio Grande do Sul são:

  • Jacuí;
  • Caí;
  • Pelotas;
  • Camaquã;
  • Sinos;
  • Uruguai.

Vegetação

O Rio Grande do Sul possui quatro tipos diferentes de vegetação. Estas são:

  • Mata Atlântica: Vegetação localizada na região litorânea, do Norte ao Sul do país;
  • Mata do Araucárias: Essa vegetação é formada por coníferas e pinheiro-do-paraná e se caracteriza por uma floresta subtropical;
  • Vegetação Litorânea: Vegetação úmida e com grande quantidade de areia, localizada no litoral.

Recursos Naturais

Os principais recursos naturais do Rio Grande do Sul são:

Conteúdo relacionado:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.