Geografia do Tocantins

O estado do Tocantins é o mais recente do país. Sua área é composta por 139 municípios, incluindo a capital, Palmas.

O Tocantins é um estado localizado na região Norte do país. Sua área consiste em 227.620,9 Km² e seus limites são: Goiás, Piauí, Maranhão, Bahia, Pará e Mato Grosso. Sendo o mais novo dos 26 estados brasileiros, possui 139 municípios, incluindo a capital, Palmas.

O nome do estado é originado do tupi e tem como significado “bicos de tucanos”. Essa titulação foi baseada no rio Tocantins, que corta o território da unidade federativa de norte a sul.

A vegetação do estado consiste em 90% de Cerrado, o segundo maior bioma do país. Já o clima predominante é o tropical, com a presença de duas estações bem definidas, sendo o inverno seco e o verão chuvoso.

Características geográficas do Tocantins

O Tocantins é o estado mais recente do país. Sua área total é de 277.620,9 Km². Seus limites são: Maranhão, ao nordeste, Pará, a noroeste, Goiás, ao sul, Piauí, ao Leste, Bahia, ao sudeste e Mato Grosso, ao sudoeste.

Seu território conta com 139 municípios, que são divididos em três regiões geográficas intermediárias e onze regiões geográficas imediatas. Confira abaixo:

  • Araguaína: Araguaína, Guaraí, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis e Araguatins;
  • Gurupi: Gurupi e Dianópolis;
  • Palmas: Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Miracema do Tocantins.

A população tocantinense, segundo estimativa de 2017 do IBGE, é formada por cerca de 1.550.194 habitantes. O crescimento demográfico do estado consiste em 1,8% ao ano. Dessa forma, em população, é a vigésima quarta do país.

Bandeira do Tocantins

A bandeira do Tocantins é constituída pelas cores azul, branco e amarelo ouro. Ao centro, encontra-se uma figura de um sol. Essa paleta representa a hidrografia, a paz e as riquezas. O sol tem como significado a luz que nasce sobre todos os cidadãos do estado e como esses raios iluminam a população.

Bandeira do Tocantins
Bandeira do Tocantins

Como representado na própria bandeira do estado, o Tocantins possui um dos maiores potenciais hidrográficos do Brasil, tendo como os principais rios o Araguaia e o Tocantins, além de outros rios muito importantes para a região, como o rio do Sono, rio Balsas e o rio Paranã.

Relevo do Tocantins

No tocantins, a forma de relevo mais predominante são os planaltos. Com a sua localização no Planalto Central Brasileiro, o estado é considerado com o relevo sóbrio. Grande parte da unidade federativa tem altitudes menores que 500m.

Além disso, no estado também são localizadas depressões e planícies, principalmente ao sul. A Serra das Traíras, no município de Paranã,  é o ponto mais elevado do território, contando com 1.340 metros de altitude.

Serra das traíras
Serra das traíras

Nessas formas de relevo, é importante destacar a presença de superfícies tabulares e aplainadas, que são o resultado de processos de pediplanação. Como exemplo, pode-se citar o relevo da Peneplanície do Araguaia e da Bahia do Meio-Norte.

Clima do tocantins

O clima predominante no Tocantins é o tropical, contando com duas estações do ano bem definidas, sendo o inverno seco (maio a outubro) e verão chuvoso (novembro a abril. A extensão territorial do estado faz com que existam duas regiões climáticas.

Ao norte, predomina o tropical úmido, com temperaturas médias de 24°C a 28°C. Isso com índices pluviométricos de 1.500mm a 2.100mm. Já ao sul, predomina o clima tropical de inverno seco. No período de seca, o ar seco e as queimadas são mais comuns.

Vegetação do Tocantins

O bioma predominante no Tocantins é o Cerrado, que cobre cerca de 90% do território. Dentre as principais características desse tipo de vegetação, estão as árvores de pequeno porte, com raízes mais profundas e troncos retorcidos. A vegetação rasteira e a presença de gramíneas também é constante.

É importante ressaltar que o Cerrado, apesar de ser o segundo maior bioma da América do Sul, passa por sérios riscos ambientais por conta da ação humana. Isso principalmente através da pecuária extensiva e do desmatamento para monocultura.

Cerrado - Tocantins
Cerrado

Também é possível encontrar no Tocantins o Cerradão, que tem como principal diferença para o Cerrado, o fato de possuir árvores com a extensão maior que 15m, o que não acontece com o Cerrado, já que nesse o total chega a apenas 10m.

A mata ciliar e a mata de galeria também compõe a vegetação do Tocantins. A primeira, se encontra próxima a rios de médio e pequeno porte, enquanto a segunda, se encontra nas proximidades de rios de pequeno porte.

Por fim, no estado do Tocantins, existem dois encontros de biomas. Essa proximidade faz com que novas nomenclaturas sejam geradas, sendo estas: amazônia-cerrado e cerrado-caatinga.

Turismo no Tocantins

O Tocantins também possui incríveis pontos turísticos. Um dos mais conhecidos é o Jalapão, que conta com águas abundantes, dunas alaranjadas, cachoeiras, além de impressionantes formações rochosas.

Jalapão
Águas cristalinas – Jalapão

Atualmente, o local é um dos principais destinos do ecoturismo do país, e o número de visitantes tem crescido constantemente. Essas pessoas chegam nos rios em busca de atividades como rafting, canoagem, rapel, além de trilhas que podem ser realizadas a pé ou com bicicleta.

Jalapão
Canoagem no Jalapão

Essas atividades atraem turistas o ano inteiro, pois mesmo no período chuvoso ou de estiagem, existe muito o que aproveitar no Jalapão. Os atrativos se encontram nas seguintes cidades: Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

A riqueza natural conta com a preservação do Parque Estadual do Jalapão, Parque Nacional das Nascentes do Rio Paraíba, da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, da Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga e por fim, da Área de Preservação Ambiental (APA) Jalapão.

Geografia do Tocantins - Jalapão
Parque Nacional do Jalapão, um dos principais pontos turísticos do Tocantins,
.

Recursos naturais do Tocantins

Os principais recursos naturais do Tocantins são:

  • Cascalho;
  • Argila;
  • Minério de Ferro;
  • Quartzo;
  • Água Mineral.

Problemas ambientais do Tocantins

Os principais problemas ambientais do Tocantins são:

  • Caça ilegal;
  • Extração ilegal de produtos minerais;
  • Queimadas;
  • Lançamento de esgotos;
  • Desmatamento;
  • Uso indevido de agrotóxico;
  • Pesca predatória;
  • Poluição sonora e do ar.

Leia também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.