Geotropismo ou gravitropismo

A gravidade influencia o crescimento das plantas, vamos entender como?

Você sabia que mesmo que você vire uma planta de cabeça para baixo ou coloque-a em posição horizontal as raízes irão crescer em direção ao solo e a parte aérea em direção a atmosfera?

Isso acontece porque as plantas são influenciadas pelas ação da gravidade da Terra, esse processo é chamado de geotropismo ou gravitropismo. Sendo assim, podemos dizer que o geotropismo é o movimento das plantas em relação a gravidade, podendo ser positivo ou negativo.

Não apenas o crescimento das plantas é influenciado pelo geotropismo, mas também o movimento de água e nutrientes dentro da planta.

Geotropismo
Geotropismo

Geotropismo positivo

O geotropismo positivo é o crescimento em direção ao solo, ou seja, a favor da gravidade. As raízes possuem esse tipo de geotropismo, a extremidade meristemática delas é recoberta por uma estrutura chamada coifa, onde as células quase sempre possuem sensores chamados de estatólitos que respondem à atração da gravidade, direcionando o crescimento para baixo.

Vale apena lembrar que o crescimento das plantas é regulado pela ação do hormônio auxina.

O floema, que realiza o transporte de substâncias das folhas até as raízes também é direcionado pela gravidade, ou seja, é um movimento com geotropismo positivo.

Geotropismo negativo

As células do meristema fundamental encontradas nos caules são programadas para crescer contra a gravidade, ou seja, em direção a atmosfera. Sendo assim, o crescimento da parte aérea das plantas é um geotropismo negativo.

O transporte realizado pelo xilema, que move água e sais minerais da raiz para as folhas, também é um tipo de geotropismo negativo.

Curiosidades

Punta Cana, um região turística da República Dominicana, é famosa pelas águas cristalinas do mar do Caribe e também pelas tradicionais fotos nos coqueiros que tem o caule quase totalmente horizontal ao solo, que são para nós, ótimo exemplos da ação do geotropismo nas plantas.

Geotropismo - Coqueiro em Punta Cana
Geotropismo – Coqueiro em Punta Cana

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.