Glicólise

Esse é um processo metabólico importante para produção de energia nos animais, vamos conhecê-lo melhor!

A glicólise é a quebra da glicose durante a respiração celular para liberar energia. Todo o processo de glicólise ocorre ainda no citosol das células, enquanto o restante da respiração celular ocorre nas mitocôndrias.

O que é glicólise?

A glicólise é um processo metabólico onde as moléculas de glicose são quebradas para que possam ser usadas pelo organismo.

Onde ocorre a glicólise

A glicólise é a primeira etapa da respiração celular e ocorre no citoplasma das células, mais especificamente no citosol. As etapas seguintes acontecem dentro das mitocôndrias.

Etapas da glicólise

A glicólise é um processo bastante complexo que ocorre em pelo menos dez reações químicas. Ela tem participação de várias substâncias e enzimas que estão no citoplasma das células.

Podemos resumir esse processo com a seguinte equação:

C6H12O6 + 2ADP + 2Pi+ 2NAD+ → 2C3H403 + 2ATP + 2NADH + 2H+
Glicólise - Reação química
Glicólise – Reação química

A glicólise é uma reação que ocorre tanto em organismos aeróbicos quanto anaeróbicos e, nesse caso, as substâncias produzidas serão diferentes.

Na respiração aeróbica, ou seja, com a presença de oxigênio, é produzido o piruvato que entra no ciclo de Krebs.

Já nos organismos com respiração anaeróbica, ou seja, sem a presença de oxigênio, a quebra da glicose dá origem ao lactato ou ao etanol que irão participar das fermentações lática e alcoólica, respectivamente.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.