Guerra de Trincheiras

A Guerra de Trincheiras foi uma das fases da Primeira Guerra Mundial.

O que foi a Guerra de Trincheira? Foi uma das fases da Primeira Guerra Mundial (1914–1918). Compreendeu uma tática militar bastante utilizada nesse período como forma de combater os inimigos.

A Guerra de Trincheiras consistiu em um conflito terrestre, em que foram utilizadas linhas ocupadas por trincheiras onde as tropas se escondiam e se protegiam dos ataques inimigos.

Essa fase da Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como “guerra parada”.

Guerra de Trincheiras
Guerra de Trincheiras

Guerra de Trincheiras – Resumo

A Guerra de Trincheiras se caracterizou pelo abandono da fase inicial da Primeira Guerra Mundial, caracterizada pela movimentação das tropas.

Os exércitos se instalavam em grandes valas abertas no solo. As trincheiras consistiam em uma linha divisória de aproximadamente 650 km, se estendendo do Canal da Mancha, da Bélgica à Suíça. Eram utilizadas tanto para ofensiva, quanto para defesa.

Elas possuíam a profundidade necessária para que um homem conseguisse estar coberto e protegido. A observação era feita por meio de telescópios e observadores.

A intenção era tentar avançar ou manter a posição no terreno por meio das trincheiras.

Entre as linhas tinha um espaço chamado de “terra de ninguém”. Estar nessa zona possibilitava que o alvo sofresse disparos de ambos os lados.

Colocar até mesmo a cabeça para fora da trincheira poderia provocar a morte de um soldado.

As trincheiras se tornaram um complexo onde havia lugares destinados ao descanso, banheiro e cuidados dos feridos. Os soldados passavam mais tempo vigiando do que combatendo.

Os ataques às trincheiras costumavam ser mortíferos. Eram lançadas bombas e gases venenosos com o objetivo de fazer com que os soldados saíssem dos esconderijos. Além disso, os aviadores metralhavam o território inimigo. Tal ação poderia durar horas ou dias.

Com isso, os soldados se enfrentavam com artilharia pesada, causando milhares de mortes. Foi o período mais longo da Primeira Guerra.

Mapa da Guerra de Trincheiras

O front ocidental media cerca de 650 km, compreendendo desde o Canal da Mancha até a fronteira da Suíça. Vejamos o mapa da linha de trincheiras na frente ocidental:

Guerra de Trincheiras
Guerra de Trincheiras . Mapa do front ocidental na Primeira Guerra Mundial.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.