Tudo sobre Handebol: Regras, Fundamentos, História e Origem

Conheça um pouco mais sobre o esporte olímpico que possui inúmeros praticantes em todo o mundo.

Criado na Alemanha em 1919, o handebol, também conhecido com andebol, é uma modalidade esportiva, onde duas equipes se enfrentam com o objetivo de marcar gols arremessando a bola com as mãos.

Muitos países possuem equipes masculinas e femininas de alto desempenho, que, no decorrer de todo o ano participam de torneios e campeonatos.

No Brasil, apesar de o esporte ser menos difundido que o futebol e o vôlei, as equipes sempre se destacam em torneios nacionais e mundiais, garantindo, assim, várias medalhas.

Origem, história e consolidação do handebol

 Karl Schelenz
Karl Schelenz, conhecido como o “Pai do Handebol”

O alemão Karl Schelenz (1890-1956) foi um atleta e professor de educação física, responsável pela criação do handebol em 1919. Passados cerca de 100 anos, o esporte sofreu algumas alterações, até estabelecer-se da maneira como o conhecemos hoje.

Apesar de um esporte alemão, seu nome vem da língua inglesa. O significado de hand, no idioma, é “mão”.

Inicialmente criado para ser um esporte feminino, as partidas eram disputadas ao ar livre, em campos menores e gramados. As primeiras partidas da modalidade foram realizadas em Berlim, no período pós Primeira Guerra Mundial.

Sua difusão pelo mundo foi rápida, abarcando também equipes masculinas. Em 1930, o handebol passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos de Berlim. Até aquele momento, ele era jogado da maneira como foi concebido, ou seja, com um total de 22 jogadores, 11 em cada lado.

A partir de 1972, já com menor número de jogadores, sete por equipe e praticado em um campo maior, a modalidade foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos depois de algum tempo de fora.

Dessa época, até hoje, o esporte alcançou muitas nações. Em 1999 foi criada a Federação Internacional de Handebol, com sede na Suíça.

Atualmente, o Campeonato Mundial de Handebol é realizado a cada dois anos. As seleções europeias seguem como os maiores destaques do mundo. A equipe masculina da França, por exemplo, é hexacampeã.

O Brasil sagrou-se campeão mundial feminino em 2013, mas o esporte ainda é pouco representativo no país, tendo os maiores times do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Fundamentos e estrutura de uma partida de handebol

Confira quais são as especificações estabelecidas em relação às equipes, bola e ao formato da quadra.

Vista de uma quadra de Handebol
  • O objetivo do jogo é fazer gols. Para isso, os jogadores usam arremessos, dribles, passes e recepções.
  • As partidas são jogadas por duas equipes, cada uma com sete jogadores. Um deles será o goleiro enquanto os demais ficam em campo.

Bola de Handebol

  • Para as equipes masculinas, a bola de handebol, que é feita de couro ou material sintético similar, possui circunferência de 58,4 cm e peso de 453,6 gramas.
  • Para as femininas, a circunferência é de 56,4 cm, enquanto o peso é de 368,5 gramas;

Quadra de Handebol

  • A quadra de handebol possui as seguintes dimensões: 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. Em cada uma das extremidades há um gol, cujas medidas são 2×3 metros. O piso pode ser emborrachado ou de madeira envernizada;
  • A quadra será delimitada pelas linhas laterais e linhas de fundo. Há ainda as linhas dos 4, 6, 7 e 9 metros.
  • Linha dos 4 metros: serve para limitar o goleiro durante a cobrança de um tiro de 7 metros;
  • Linha dos 6 metros: delimita a área do goleiro;
  • Linha dos 7 metros: estabelece o posicionamento para o tiro de 7 metros;
  • Linha dos 9 metros: específica para a cobrança de faltas, é onde será formada a barreira defensiva.

Regras do handebol

Assim como em demais modalidades esportivas, os jogadores de handebol estão submetidos a uma série de regras durante a partida. Veja quais são as principais regras:

  • Uma partida tem duração de 60 minutos e é dividida igualmente em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate, o jogo é prorrogado em mais dois tempos, de 5 minutos cada;
  • Entre cada um dos tempos há um intervalo de 10 minutos;
  • Todos os jogos são supervisionados por dois árbitros e um cronometrista;
  • Enquanto estiver com a posse da bola o jogador pode dar até três passos sem passá-la adiante;
  • Entretanto, caso ele esteja quicando a bola poderá dar mais passos, mas nestes casos aumentam as chances do adversário tomar a posse da bola;
  • A cada jogada, o jogador poderá permanecer com a bola em mãos por apenas 3 segundos;
  • Falando nisso, a bola, em hipótese alguma pode ser tomada das mãos do adversário;
  • De acordo com as regras, só é possível fazer a tomada da bola utilizando uma única mão aberta;
  • Os jogadores não podem permanecer na área do goleiro;
  • É permitido bloquear um jogador com o próprio corpo, entretanto, é vetado o uso de qualquer tipo de agressão física, como cotoveladas, puxões e empurrões e chutes, sob pena de punição com cartões amarelo ou vermelho.

Posições do Handebol

Ilustração das posições dos jogadores em uma quadra de Handebol
Ilustração das posições dos jogadores em uma quadra de Handebol

As posições dos jogadores de um jogo de handebol são as seguintes:

  • Goleiro – Ele é quem defende o gol com quase todas as partes do corpo. É o único jogador que pode tocar a bola com os pés.
  • Pivô – Ele é a força do jogo onde atrapalha os rivais enquanto defende. Ele é rápido e trabalha para aumentar as chances de seus companheiros de equipe a pontuar.
  • Armador – Ele é um jogador criativo que costumava dirigir a jogada tanto na defesa quanto no ataque. Deve sempre estar atento ao jogo, devendo construir estratégias durante a partida. Essa posição exige muita concentração e visão do jogo.
  • Pontas – São os jogadores rápidos que guardam os lados da quadra de handebol. Eles geralmente atiram dos ângulos mais difíceis e costumavam criar grandes aberturas facilitando o jogo para seus companheiros de equipe.
  • Meias – Geralmente são os maiores jogadores da equipe. Enquanto defendem, eles tentam bloquear os ataques. Eles também são os atletas que atiram o mais longe no jogo de handebol.
Existem 7 reservas em em cada time do handebol, mas eles não podem jogar até que o jogador do campo esteja fora da quadra. A substituição é permitida a qualquer momento, não tendo limites.

Como funcionam os cartões no handebol

Assim como no futebol, durante as partidas de handebol, os candidatos podem ser punidos por meio de cartões vermelhos e amarelos dados pelo árbitro.

Neste esporte, as faltas são registradas quando há ocorrência de toque de bola nos pés ou outras partes do corpo, quando um jogador tenha arrancar a bola das mãos de outro, ou ainda quando há agressões físicas entre os jogadores.

Uma curiosidade interessante é que os únicos jogadores que podem tocar a bola com os pés, sem haja marcação de falta, são os goleiros.

Em casos de faltas mais leves, elas são punidas pela arbitragem por meio do cartão amarelo. Contudo, durante uma partida um jogador poderá receber somente três cartões amarelo. No segundo consecutivo ele é punido com dois minutos fora da partida, no terceiro, ele estará automaticamente eliminado do jogo.

Quando são registradas faltas mais graves, os árbitros lançam mão do cartão vermelho. Assim, o jogador é imediatamente expulso do jogo. Como penalidade, sua equipe terá que ficar dois minutos com um jogador a menos em campo. Decorrido este tempo, ele poderá ser substituído.

Conheça detalhes de outros esportes:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.