Hematose

Vamos conhecer melhor esse mecanismo de trocas gasosas?

A hematose é um mecanismo extremamente importante que ocorre durante a respiração dos animais. Esse processo consiste na conversão do sangue venoso, que é rico em gás carbônico (CO2), em sangue arterial que possui oxigênio (O2) em abundância.

Essa troca de gases faz com que o corpo não seja intoxicado com o excesso de gás carbônico. Além disso, com o oxigênio sendo distribuído por todo corpo, a respiração celular não é prejudicada e assim as células conseguem ter energia para todos os outros processos metabólicos.

Onde ocorre a hematose?

Hematose pulmonar

De modo geral a hematose é pulmonar, ou seja, ocorre dentro dos pulmões, mais precisamente nos alvéolos pulmonares. Eles são pequenas estruturas em formato arredondado no final de cada bronquíolo.

Os alvéolos pulmonares aumentam a capacidade de absorção de ar do pulmão. Eles são repletos de vasos sanguíneos, chamados de capilares, que trazem o sangue venoso e retornam com o sangue arterial.

Hematose tecidual

A hematose tecidual ocorre em animais com respiração cutânea, onde as trocas gasosas acontecem no tecido de revestimento.

Hematose traqueal

 A hematose traqueal é típica dos insetos, já que as trocas gasosas acontecem nas traqueias desses animais.

Hematose branquial

A hematose branquial acontece nos animais aquáticos onde as trocas de CO2 por O2 acontecem nas brânquias.

Como ocorre a hematose?

A hematose acontece através de trocas gasosas. Vamos usar a hematose pulmonar como exemplo, as etapas desse processo são:

  1. O oxigênio entra no corpo através da respiração pulmonar e é armazenado dentro dos alvéolos.
  2. O sangue venoso chega aos pulmões através dos capilares.
  3. O gás carbônico presente no sangue venoso dos capilares se difunde para o interior dos alvéolos.
  4. Em contrapartida, o oxigênio se difunde para o sangue que está nos capilares.
  5. Quando entra em contato com o sangue, o oxigênio entra nas hemácias e se liga a hemoglobina, dessa forma o transporte de oxigênio acontece por todo o corpo.
  6. Agora o sangue presente nos capilares dos alvéolos está repleto de oxigênio e, portanto, é chamado de sangue arterial.
  7. O sangue arterial é transportado para o coração e de lá é bombeado para todo o corpo.
Hematose - como ocorre o processo de trocas gasosas
Hematose – Veja como ocorre o processo de trocas gasosas.

Quanto tempo leva para a hematose ocorrer?

Apesar desse processo acontecer em muitas etapas, é importante lembrar que ele não leva mais que segundos para acontecer e ocorre inúmeras vezes, todo os dias.

Isso quer dizer que, a cada vez que o animal inspira e expira, ocorrem muitas hematoses simultâneas.

Qual a importância da hematose?

A hematose é um processo extremamente importante para o funcionamento do corpo. A oxigenação do sangue permite que o oxigênio chegue a todas as células. E, essas células utilizam o oxigênio durante a respiração celular, processo que produz energia para outros processos metabólicos.

Durante a respiração celular, são produzidas moléculas de CO2 que podem se associar a água no interior das hemácias e formar ácido carbônico (H2CO3). O ácido carbônico irá se dissociar em íons H+ e íons bicarbonato (HCO3), sendo os íons bicarbonato responsáveis por regular a acidez sanguínea.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.