Henry Ford

Henry Ford foi um dos mais importantes industriais que existiram, além de ser responsável pela popularização do automóvel e da linha de montagem em massa.

Quem foi Henry Ford? Henry Ford era um industrial americano famoso por fundar a Ford Motor Company e desenvolver a linha de montagem de produção em massa. Ele nasceu em 30 de julho de 1863, em Michigan, EUA e é responsável por trazer carros a preços acessíveis para as famílias americanas.

Henry Ford

Quando criança, a Ford tinha um forte interesse em engenharia e desmontava as coisas para ver como elas funcionavam. Em 1879, Ford deixou a fazenda da família e foi treinar como aprendiz de mecânico em Detroit. Isso o levou a um serviço de manutenção de motores à vapor.

Henry Ford casou-se com Clara Jane Bryant em 1888. Eles tiveram um filho: um filho chamado Edsel. Para sustentar sua esposa e família, Ford começou a trabalhar em uma serraria. Em 1891, Ford tornou-se engenheiro da Edison Illuminating Company. Mais tarde, ele conheceu Thomas Edison, que o encorajou a estudar motores de automóveis e construir veículos.

Ford Motor Company

Henry Ford criou o primeiro automóvel barato e produzido em massa – o Modelo T – e revolucionou a indústria americana ao desenvolver e refinar o método de linha de montagem de fabricação. Ele começou sua vida profissional como mecânico e se tornou engenheiro na Edison Illuminating Company.

Ele e Thomas Edison eram amigos íntimos por décadas. Em seu tempo livre, Ford fez a criação de um veículo motorizado e, em 1896, introduziu o Quadriciclo, um carro de quatro rodas com motor a gasolina.

Em 1903, a Ford Motor Company foi fundada e, em 1908, a Ford introduziu o Modelo T. Ford provou um dom nato como empresário e comerciante, e em 1924, 10 milhões de carros Modelo T foram vendidos.

Ford Modelo T
Ford Modelo T

Como fundador e chefe da Ford Motors, Henry Ford tornou-se uma das pessoas mais ricas do mundo, e a popularidade dos carros da Ford ajudou a fazer de Detroit a capital automotiva da América.

Embora Henry Ford fosse uma força motriz por trás do sucesso dos automóveis, ele não os inventou; ele foi uma das várias pessoas que construíram seus próprios carros motorizados. Os historiadores costumam citar o alemão Karl Benz como o criador do primeiro automóvel, em 1885-86.

Linha de montagem

Ford ajudou a desenvolver uma ideia, pouco usada, chamada de ‘linha de montagem’, também conhecida como “fordismo” e começou a usá-la em suas fábricas em 1913. Por causa da linha de montagem, fabricar carros novos não demoraria tanto.

Ele colocou uma esteira em sua fábrica. Carros moviam-se ao longo dessa esteira e os trabalhadores colocavam uma parte de cada vez. Cada trabalhador seria responsável apenas por colocar uma parte nos carros.

Linha de Montagem, fordismo

A linha de montagem foi um grande sucesso. Os carros não demoravam tanto para serem fabricados e eram mais baratos para se comprar. Em 1916, custava apenas 360 dólares para comprar um dos carros da Ford. Dessa maneira o número de consumidores triplicou em mais de três vezes.

Opiniões controversas

As opiniões pessoais de Henry Ford eram por vezes controversas. Ele escreveu dezenas de artigos alegando que uma conspiração judaica que estava ameaçando os EUA, e os publicou em seu jornal, O Dearborn Independent, durante o início dos anos 20.

Mais tarde, ele publicou em quatro volumes de “O judeu internacional: o maior problema do mundo”. Suas relações com Adolf Hitler no período anterior à Segunda Guerra Mundial também foram atacadas.

Em 1938, Ford aceitou a Grande Cruz da Águia Alemã do governo de Hitler, embora a Ford tenha protestado dizendo que ele não era simpatizante do nazismo. No entanto, Henry Ford permaneceu um dos empresários mais famosos e influentes do mundo até sua morte, em 1947.

Legado

Após a morte de Ford, grande parte de sua fortuna foi usada para criar a Fundação Ford. A empresa continua a ser uma gigante do setor automotivo e foi administrada por uma longa linhagem de herdeiros de Henry Ford, incluindo seu filho Edsel Ford, o neto Henry Ford II e o bisneto William Clay Ford Jr.

Frases de Henry Ford

  • “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.”
  • “Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil.”
  • ‘Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se.”
  • “O homem que empenha todo o seu trabalho e imaginação em oferecer por um dólar o mais possível, em vez de menos, está condenado ao sucesso.”
  • “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.”
  • “Um idealista é alguém que ajuda outro a ter lucro.”
  • “Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente.”
  • “Não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos.”

Livros de Henry Ford

  • Os Princípios da Prosperidade de Henry Ford
  • FORD: Minha vida, minha obra
  • O judeu internacional
  • Minha Philosophia da Indústria
  • Edison Tal Como o Conheci
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.