Heterozigoto

Os genes alelos heterozigotos expressam a característica do gene dominante!

Heterozigoto é um tipo de genes alelos, aqueles genes que ocupam o mesmo lócus dos cromossomos homólogos.

Os genes alelos heterozigotos determinam o mesmo caráter, no entanto, a característica expressa por eles é diferente, prevalecendo sempre a do gene dominante.

A cor dos olhos pode ser determinada por genes alelos heterozigotos. Uma pessoa que tenha um gene alelo para olhos que determinam a cor castanho, pode ter o outro gene alelo determinando a cor azul.

Assim, apenas um desses genes será o dominante e irá expressar a característica fenotípica da cor dos olhos, que será castanho ou azul.

Os indivíduos com alelos heterozigotos são considerados híbridos, pois possuem genes alelos diferentes, que podem ser dominantes ou recessivos.

Genes alelos dominantes e recessivos

O gene dominante determina as suas características expressas naquele indivíduo. Mesmo que haja um alelo diferente, o que prevalece é a característica do gene dominante.

O gene recessivo fica sem expressão nos indivíduos heterozigotos, pois só se manifesta quando existem os dois alelos recessivos, nesse caso, o indivíduo é homozigoto.

Os genes alelos são representados por pares de letras que podem ser maiúsculas ou minúsculas. Os genes dominantes são escritos por letras maiúsculas e os genes recessivos representados pelas letras minúsculas.

  • Aa: é a única representação possível para os genes alelos heterozigotos, nesse caso, o alelo A é o que expressa a característica.
Genes alelos
Genes alelos

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.