Hialoplasma

O hialoplasma é a matriz que ocupa maior parte do volume celular.

O hialoplasma é uma matriz viscosa e translúcida que também pode ser chamada de citosol. Ele está localizado no citoplasma, entre a membrana plasmática e o núcleo.

É importante ressaltar que o hialoplasma e o citoplasma são dois componentes celulares distintos. O citoplasma compreende todo o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Ele inclui o hialoplasma, que é a parte viscosa, e as organelas, que são as responsáveis por todo o metabolismo das células.

O hialoplasma tem movimento contínuo e é impulsionado por proteínas filamentosas que estão presentes no citoplasma.

Hialoplasma - Citoplasma à esquerda e hialoplasma à direita em azul
Hialoplasma – Citoplasma à esquerda e hialoplasma à direita, em azul

Estrutura e composição do hialoplasma

Nas células eucariontes, principalmente as células animais, o hialoplasma ocupa mais da metade do volume total das células. Nas células vegetais, em alguns casos o hialoplasma fica comprimido pelos vacúolos.

O citosol tem cerca de 80% de água em sua composição, além disso, são encontrados íons, aminoácidos e carboidratos.

A quantidade de água pode mudar a consistência do hialoplasma e deixar ele fluído, chamado de estado sol, ou viscoso, o chamado de estado gel.

Função do hialoplasma

O hialoplasma confere formato para a célula, regula o pH intracelular e pode armazenar substâncias de reserva das células animais, como os lipídios e o glicogênio.

Ele é o espaço onde acontecem reações químicas do metabolismo celular, como a glicólise e a síntese proteica.

O hialoplasma possui uma corrente citoplasmática chamada de ciclose. Essa corrente desloca as organelas e contribui para o movimento dentro da célula.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.