História da Arte

A História da Arte é vasta e complexa, pois envolve todos os períodos da história da humanidade.

A História da Arte é ampla e complexa, pois se desenvolve a partir do avanço da humanidade. Por isso, ela se divide em alguns períodos que correspondem a fases históricas.

As inúmeras civilizações que se desenvolveram ao longo dos milênios criaram suas produções artísticas. Alguns pesquisadores afirmam que a arte existe desde a Pré-História, sendo uma ferramenta essencial para o estudo da história da humanidade, pois revela o processo de entendimento dos seres humanos.

A História da Arte reúne olhares que contribuem para a compreensão da evolução da espécie humana, por isso, ela é organizada em períodos que acompanham o desenvolvimento das civilizações.

Por estar relacionada às primeiras manifestações humanas, a arte possui inúmeras formas, como a música, o teatro, a dança e as artes visuais que têm como objetivo transmitir ideias, emoções e visões de mundo.

A História da Arte é um campo que está em constante construção, pois acompanha o desenvolvimento da sociedade.

Arte na Pré-História

As primeiras formas de expressões artísticas humanas foram encontradas em sítios arqueológicos do período pré-histórico.

As pinturas rupestres aliadas às esculturas primitivas, nos sugerem sobre a forma como esses grupos humanos compreendiam a natureza, as relações sociais, o cosmos e as crenças.

História da Arte
Pinturas rupestres.

Arte na Antiguidade

Entre as civilizações que se desenvolveram na Antiguidade, a arte ocupou um lugar de destaque, dialogando diretamente com o modo de vida dos povos que se fixavam tanto no Oriente quanto no Ocidente.

Marcada por símbolos, a arte na Antiguidade surgiu a partir da invenção da escrita até as primeiras manifestações artísticas cristãs.

História da Arte
Esfinge de Gizé e Pirâmides do Egito.

Entre as expressões artísticas deste período, podemos citar:

Arte na Idade Média

A Arte na Idade Média se desenvolveu em muitos aspectos, desde a construção de catedrais e pinturas góticas, até a tapeçaria persa, pinturas bizantinas e mesquitas islâmicas.

A mistura cultural proporcionada pelos germânicos, muçulmanos, cristãos e outros povos fez com que a arte florescesse em diversos âmbitos.

Esta fase foi marcada por uma intensa influência da Igreja Católica no cotidiano dos europeus, por isso, toda a produção artística esteve associada à religiosidade.

A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada pelo apogeu do Renascimento Cultural e Artístico, que se destacou no continente europeu, principalmente na Itália.

História da Arte
Pintura religiosa.

As expressões artísticas desta época foram divididas em:

Arte na Idade Moderna

A Arte na Idade Moderna se destacou por ser uma expressão desenvolvida por artistas renascentistas. O século XV é marcado por uma intensa efervescência artística, cultural e intelectual.

A valorização do ser humano foi a principal marca deste movimento, que teve sua origem na Itália. As artes produzidas durante o Renascimento, traziam consigo novos sentimentos e anseios.

A partir de então, o pensamento medieval, tão influenciado pela Igreja Católica, perde espaço para a exaltação do homem.

História da Arte
O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli (1485-1486).

Confira mais informações sobre este período clicando logo abaixo:

Arte Pré-Colombiana

A Arte Pré-Colombiana são as expressões artísticas desenvolvidas pelos povos que habitaram o continente americano antes da chegada dos europeus.

São vistas como artes pré-colombianas as peças com simbolismo religioso ou decorativo e construções arquitetônicas.

Esta arte possibilitou o desenvolvimento de estudos sobre o modo de vida dos diversos povos que viviam neste continente.

História da Arte
Pirâmide de Kukulkán, México.

As manifestações artísticas expressadas por estes povos podem ser vistas a seguir:

Arte na Idade Contemporânea

É chamada de Idade Contemporânea a fase que se iniciou com a Revolução Francesa, em 1789, e envolve até os dias atuais.

Em nível internacional, este período é marcado pela Revolução Francesa, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

História da Arte
A persistência da memória, de Salvador Dalí (1931).

Até o momento, as correntes artísticas que se destacam nesta fase, são:

Arte no Brasil

A Arte no Brasil se expressa antes da chegada dos portugueses. O estado do Piauí é um cenário que reúne várias pinturas rupestres que datam de 15 mil anos atrás.

História da Arte
Pinturas rupestres na Serra da Capivara, Piauí.

O Brasil reúne inúmeras expressões artísticas que acompanham os momentos históricos do país. Podemos citar:

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.