História da Capoeira

A capoeira é uma importante e conhecida manifestação cultural brasileira derivada da cultura africana. Conheça a história da capoeira.

A capoeira é uma manifestação cultural que nasceu no Brasil e, hoje, é uma das maiores representações da cultura nacional. Conhecida internacionalmente, a capoeira é uma arte marcial, uma dança e, principalmente, uma marca da influência africana.

A prática é acompanhada de música, produzida por instrumentos como berimbau, além do canto e palmas dos participantes, organizados em roda. Assim, a rapidez dos movimentos ocorre de acordo com o ritmo da música.

Origem da capoeira

Capoeira
Negros lutando (1824), de Augustus Earle.

Ao ser traficada para o Brasil, a população africana desenvolveu a capoeira como uma forma de proteção e resistência.

Constantemente submetidos aos maus tratos e opressão dos senhores de engenho, a fuga dos escravos era frequente. Com isso, criou-se a figura do capitão do mato, responsável pela captura, tortura e assassinato dessas pessoas.

No século XVI, então, a prática nasceu sob essas condições, tendo em vista que a luta foi proibida para os negros escravizados. Por essa razão, desenvolveram a capoeira, que possui a musicalidade como disfarce.

Com movimentos teatrais para agradar os senhores de engenho, a população escravizada desenvolveu as habilidades da luta para proteção física e cultural, visto que qualquer manifestação africana também foi proibida.

O termo capoeira, por sua vez, significa o que foi mata, e tem raízes na língua da etnia banto.

Capoeira no Nordeste
Capoeira no Nordeste.

A proibição da capoeira, por ser considerada uma prática violenta e subversiva, era vigente até 1930, quando o capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta ao então presidente Getúlio Vargas, que fez da capoeira um esporte nacional.

No dia 26 de novembro de 2014, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), declarou a roda de capoeira um Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Segundo a organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão.

Também, no dia 3 de agosto, é comemorado o Dia do Capoeirista no Brasil.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.