História do Handebol

O handebol é um jogo muito praticado nos campeonatos escolares e universitários atualmente. Confira a origem do handebol no mundo e no Brasil!

O handebol é um esporte coletivo que tem elementos de vários outros esportes. Como o próprio nome diz, a junção de hand (“mão”) e ball (“bola”) se refere à principal característica, os passes de bola realizados com as mãos.

Jogos parecidos com o handebol são datados desde a Grécia Antiga. O jogo conhecido como Urânia, que era praticado usando as mãos e com uma bola do tamanho de uma maçã, é citado por Homero na Odisséia.

Além disso, segundo Cláudio Galero (130-200 d.C.), os romanos praticaram o jogo Hasparton, também jogado com as mãos. Já na França, Rabelais (1494-1533) citava uma espécie de handebol como exprès jouaient à balle, à la paume (“jogando bola com a palma”).

Origem do handebol

Karl Schelenz, conhecido como o “Pai do Handebol”.

Apesar de resquícios de jogos similares, o handebol como conhecido hoje nasceu com o professor de Educação Física alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Inicialmente, como a maioria dos esportes, o jogo possuía diferenças.

Dentre essas mudanças, o handebol originalmente foi praticado em campos verdes e em menor espaço. Também, era exclusivo para mulheres, mas, com a inclusão nos jogos olímpicos, tornou-se neutro. Além disso, os times diminuíram os tamanhos de 11 jogadores em cada time para 7.

No ano de 1920, o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o jogo um desporto oficial. Em 1925, Alemanha e Áustria fizeram o primeiro jogo internacional, com vitória dos austríacos por 6 a 3.

Em 1936, o jogo foi incluso nos jogos olímpicos de Berlim, com vitória da Alemanha contra a Áustria de 10 a 6. Dois anos depois, o primeiro campeonato mundial ocorreu na Alemanha.

Com o final da Segunda Guerra Mundial, os dirigentes de handebol fundaram a Federação Internacional de Handebol (IHF), com a presidência do sueco Costa Bjork e sede na Suécia.

Em 1950, a sede da IHF migrou para a Basileia, na Suíça. Contudo, em 1948, sem a participação alemã, o esporte voltou a ser praticado em campos. Tal medida foi revogada, já com os alemães, em 1966, quando o esporte passou a ser praticado nos campeonatos mundiais somente em quadras.

Sendo assim, desde 1972, o handebol masculino vem participando de campeonatos mundiais e olímpicos. Na modalidade feminina, está presente desde 1976.

Handebol no Brasil

Ainda como modalidade de campo, o handebol foi introduzido no Brasil por imigrantes em São Paulo na década de 1930. Em 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol.

Dessa forma, o esporte ficou restrito ao estado de São Paulo até a década de 60. Nesse momento, o Professor Augusto Listello o mostrou a professores de outros estados de forma didática, no curso internacional de Santos.

Em 1971, o Ministério da Educação incluiu o handebol entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s).

Logo depois, em 1979, foi fundada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), com sede na cidade de Aracaju, em Sergipe. Atualmente, estima-se que, no Brasil, há mais de um milhão de praticantes de handebol, de acordo com a CBHb.

Jogadores de handebol

Confira os melhores jogadores de handebol do mundo:

Internacionais

  • Anders Eggert
  • Bertrand Gille
  • Andrei Lavrov
  • Crina Elena Pintea
  • Cristina Neagu

Nacionais

  • Guilherme Valadão
  • Bombom
  • Rogério Moraes
  • Barbara Arenhart (Babi)
  • Bruna de Paula

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.