Confira 5 histórias infantis curtas – Contos, fábulas e historinhas

Crianças amam uma boa história por estimular e liberar toda a criatividade. Confira 5 histórias infantis curtas para contar em qualquer momento do dia!

Crianças amam ouvir histórias. Por meio delas, podem viajar para lugares imaginários e ter amigos incríveis. Enquanto ouvem atentas, as crianças exercitam a imaginação e podem ver, cheirar e até sentir as histórias.

Além disso, os contos introduzem uma complexidade de emoções antes desconhecidas, como angústia, esperança, generosidade e raiva. Assim, esse contato promove um maior domínio e entendimento de questões socioemocionais.

Histórias infantis também ensinam lições valiosas. Com essas lições, podem aprender a respeitar o próximo, o valor da honestidade, a necessidade de estar atento, entre outros. Para proporcionar esse momento importante, reunimos 5 histórias infantis curtas. Confira!

O coelho das orelhas compridas

De manhãzinha, um coelho com orelhas compridas vestiu seu macacão e pegou sua cesta para fazer as compras. Então, saiu saltando entre os bosques até a feira. Lá, avistou os amigos e os vizinhos. Comprou cenouras para melhorar os olhos, rabanete e couve para fortalecer os músculos.

Além disso, comprou laranjas e acerolas para não adoecer e maçãs para adoçar os dias. Em casa, preparou a mesa para os irmãozinhos, que comeram a comidinha com muito prazer. Após limpar os dentes e lavar as mãos, foram brincar nos bosques, agora com o corpo forte e barriga feliz.

Adaptado do site O Meu Bebê

A menina do leite

Uma menina muito feliz foi, pela primeira vez, para a cidade vender o leite da sua querida vaquinha. Vestiu um lindo vestido azul e colocou uma lata de leite na cabeça. Caminhando pela estrada, o leite chacoalhava para lá e para cá dentro da lata.

Enquanto andava, a menina estava planejando:

Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.
Ao chocar, terei uma dúzia de pintinhos.
Depois de crescidos, terei bonitos galos e galinhas.
Vou vender os galos e criar as galinhas, que terão mais ovos.
Depois, choco os ovos e terei mais galos e galinhas.
Vou vender tudo e comprar uma cabrita e algumas porcas.
Se cada porca tiver dois leitõezinhos, vendo um, e o outro…

A menina, tão distraída com seus pensamentos, tropeçou em uma pedra e a lata caiu da sua cabeça. Então, perdeu o leite branquinho, os ovos, os pintinhos, os galos e as galinhas, a cabrita e todos os seus planos.

Adaptado do site Que Divertido

O arco-íris

Na natureza, há pequeninas coisas que não conseguimos ver. Um exemplo disso é o arco-íris. Quando chove, as gotas de água dançam no ar e se abraçam. O sol, que acha linda a união, brilha sua luz para alegrar as gotas.

Assim, a luz do sol faz aparecer uma cor. A gota que brilha vermelha abraça a amarela, no meio, a gota laranja se aconchega. A gota azul abraça a amarela e a gota verde também se aconchega no meio. Por fim, a gota que brilha índigo abraça a gota azul e a gota violeta dança no meio dos dois.

Com todas as gotas alinhadas, é possível ver o arco-íris.

Adaptado do site O Meu Bebê

O vento e o sol

Em uma disputa para mostrar quem é mais forte, o vento e o sol decidiram fazer uma prova. Ao avistar um viajante andando, o sol disse:

— Quem conseguir fazer aquele viajante tirar o casaco é o mais forte. Você começa!

O vento começa a soprar com muita força, mas quanto mais soprava, mais o viajante se agasalhava com o casaco. Então, o sol sai e brilha seu calor sobre o viajante. Esse, por sua vez, tira o casaco para aproveitar o lindo clima.

O vento então percebe que o amor e carinho sempre ganham as batalhas.

Adaptado do site Que Divertido

Alvoroço na cozinha

Certo dia, na cozinha, iniciou o congresso anual dos alimentos. Estavam discutindo quem era mais importante no crescimento saudável das crianças.

— Eu sou o mais importante! Eu deixo a criança feliz, argumentou o chocolate.

— Você faz mal para os dentes, diferente de nós! Somos doces e saudáveis, disse as frutas.

— Mas eu deixo a barriguinha deles felizes, falaram os cereais.

Então o leite disse:

— Todos nós somos importantes. O que faz a criança crescer é a nossa união!

Adaptado do site O Meu Bebê

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.