Home office: 7 dicas de como trabalhar bem em casa

No trabalho presencial você tem uma agenda e um cronograma a serem seguidos, então, no home office não é diferente.

Em tempos de crise gerada pela disseminação do coronavírus (covid-19), muitas pessoas precisaram se adaptar ao modelo de home office, uma vez que por conta do distanciamento social as pessoas precisaram ficar em casa e a prática tornou-se uma necessidade

Enquanto alguns amaram a ideia de trabalhar em casa, evitando horas no trânsito e, assim, passando mais tempo com a família, outros tiveram alguma alguma dificuldade para se adaptar. 

O dia a dia de trabalho fora de casa tem uma rotina pré-estabelecida de horários e funções, em um local externo, pensado e projeto para execução das tarefas. Na maioria das vezes não é tão simples reproduzir esse ambiente em casa, mas não é impossível. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar. 

1. Estabeleça uma rotina matinal

Não pense que estabelecer uma rotina é ruim. Fazer na noite anterior uma pequena lista de afazeres que deve ser cumprida no dia seguinte e separar a roupa que irá usar é uma ótima maneira de evitar ter que se preocupar com diversas coisas logo cedo. Por isso, é importante que para começar o home office você estabeleça uma rotina matinal planejada.

É como acontece quando você trabalha fora de casa, você deve saber qual é o horário que você precisa acordar, para ter tempo de fazer as suas atividades matinais com tranquilidade. 

2. Não trabalhe de pijama

Esse é um ponto importantíssimo! Parece besteira em um primeiro momento, mas trocar de roupa antes de começar a trabalhar pode te ajudar na concentração. Claro que você não precisa usar um uniforme específico ou usar aquela roupa mais elegante. Porém, ficar de pijama não é uma boa, trocando de roupa fica bem claro que você está trabalhando e não descansando.

3. Defina seus horários

Vale destacar que no trabalho presencial você tem uma agenda e um cronograma para ser seguido, então no home office não é diferente. Organize suas atividades para a manhã e quais ficarão para a tarde — ou noite e madrugada, vai depender do seu perfil. Assim, ficará mais fácil para você saber se está dando conta de tudo o que tem para fazer, ou se precisa melhorar suas estratégias. 

Outro ponto fundamental, que sempre é feito para uma pausa em trabalhos presenciais, é o cafezinho. Isso também deve continuar em casa. Afinal, você fica tão envolvido com o trabalho que acaba até esquecendo desse cafezinho, então, para não esquecer, programe o seu despertador para esse momento. É de extrema importância esticar as pernas e se movimentar um pouco também pode ajudar.

4. Tenha um lugar para trabalhar

Jamais trabalhe na cama, no sofá ou no balcão da cozinha, nunca é uma boa ideia. Se você possui um espaço que pode transformar em escritório, a melhor opção é usá-lo desta maneira. Assim, você pode evitar distrações e terá mais cuidado com seus horários, facilitando a adaptação às novas rotinas.

5. Coloque restrições de tela em seu telefone e limite o acesso às redes sociais

Outro ponto que é sempre colocado em pauta é o uso do celular. Muitas pessoas não conseguem trabalhar sem o seu celular por perto. Afinal, é muito provável que em algum momento você precise utilizar o seu celular para o trabalho. Por isso, é imensamente importante que você evite distrações de aplicativos que não são usados para trabalhar.

Bloquear o acesso às redes sociais no computador, caso elas não sejam úteis para o seu trabalho, também é uma boa ideia. É muito fácil entrar no Facebook ou no Twitter acreditando que vai só conferir se chegou alguma notificação, e se perder na timeline. Aproveite os horários programados para um café para acessar as redes sociais.

6. A música pode te ajudar

Hoje em dia muitas pessoas fazem tudo ouvindo músicas. Para algumas pessoas, ter uma música de fundo pode ajudar a se concentrar melhor, e isso pode variar de pessoa para pessoa. E é claro, tem aquelas que preferem ficar em silêncio.  

7. Avise as pessoas que moram com você

Se você mora com sua família, é muito importante que ela saiba dos seus horários e que os trabalhos domésticos sejam bem divididos. Cuidar dos filhos, preparar o almoço ou limpar a casa, por exemplo, são atividades que precisam ser compartilhadas para não sobrecarregar nem prejudicar ninguém.

Veja também: Dicas para ser produtivo em home office

Dias para home officeHome Office