Identidade cultural

Identidade cultural é um conceito que define a cultura de determinado povo.

A identidade cultural é um conceito que determina a cultura em que determinado indivíduo ou grupo faz parte.

As crenças, línguas, tradições, costumes, preferências e padrões, são características que fazem este povo se reconhecer enquanto um agrupamento cultural que se diferencia dos demais.

Torna-se complexo definir uma identidade cultura específica, pois a identidade dos variados povos se modifica de acordo com o momento e com as particularidades culturais em que estão inseridos.

Hoje, a globalização se tornou o maior desafio para conservar a identidade cultural.

Ao determinar os padrões culturais estabelecidos pela cultura dos Estados Unidos, as peculiaridades da região em questão são mascaradas, evidenciando a cultura norte-americana.

Resumo

A identidade cultural é a identificação da cultura de um grupo. Os aspectos linguísticos, artísticos, religiosos, científicos e morais integram a sua identificação.

Tais características tendem a ser seguidas de maneiras variadas dentro de cada sociedade, o que a faz possuir um aspecto identitário que a diferencia das demais.

Desde o início da humanidade os seres humanos que aqui habitavam se organizaram em grupos sociais que compartilhavam padrões com seus pares.

As interações sociais possibilitaram o surgimento de várias culturas, isto é, o conjunto de tradições e costumes de um grupo que são transmitidos a cada geração.

Com isso, o sentimento de pertencimento a um povo, surge a partir das experiências vivenciadas no decorrer de sua vida.

Por isso, a história e o local em que esses povos se inserem são determinantes para entender esse conceito.

Desse modo, percebe-se a existência de inúmeras identidades culturais ao redor do mundo. No entanto, elas podem ser compreendidas de maneira macro ou micro.

Por exemplo, ter um sentimento ligado a identidade brasileira e, ao mesmo tempo, ter outro associado à sua região/cidade.

Diversos elementos simbólicos se associam à identidade de um povo (país, nação, etnia). Como exemplos, podemos citar:

Contudo, é importante salientar que o indivíduo que integra o grupo social pode não se identificar com as características fundamentais que identificam sua nação, como o fato de muitos brasileiros não gostarem de futebol ou de samba.

Por isso, é importante ter a compreensão de que o conceito de identidade cultural é complexo e depende das experiências de vida.

Além disso, é importante citar um fator essencial para a aproximação de um povo e sua consequente identificação: o idioma.

A língua em comum é uma importante característica que contribui para a formação da identidade cultural.

Identidade cultural brasileira

A identidade cultura brasileira foi basicamente constituída pelos povos indígenas, africanos e portugueses. Desse modo, ela resulta da miscigenação de variados grupos étnicos.

Além dos citados, é importante destacar que a população brasileira também é composta por imigrantes de diversas partes do mundo, o que contribui para alargar o conceito.

Como o Brasil é um país de grandes extensões territoriais, cada região construiu seus próprios códigos culturais, o que foi aproximando a nação em diversos aspectos capazes de identificar similaridades ou feições em comum, como é o caso do futebol.

Vejamos alguns elementos que definem a identidade cultural brasileira:

Identidade social

A identidade social se refere ao sentimento de pertencimento a determinado grupo social. Ela se constrói a partir das interações sociais estabelecidas entre os indivíduos.

O ser humano pertence a vários grupos sociais, como a religião, trabalho, família, entre outros.

Identidade cultura na pós-modernidade

A obra sobre identidade cultural na pós-modernidade que merece destaque é A Identidade Cultural na Pós Modernidade, de Stuart Hall (1932–2014).

Para o autor, a crise de identidade ocorre na pós-modernidade, que é constituída por sujeitos que não têm identidade fixa.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.