Incas

Os incas construíram uma das mais importantes civilizações na América do Sul, no período anterior à invasão espanhola, no século XV.

Os incas se desenvolveram nos arredores da Cordilheira dos Andes. Foram uma importante civilização pré-colombiana que chegou a ter um vasto império. Eles constituíram uma importante e complexa civilização na América, com um enorme sistema de estradas.

Esse povo se tornou muito conhecidos pela sua cultura e tradição, assim como pelos objetos de ouro que confeccionavam e pela utilização de pedras nas obras. Eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses e utilizavam dos sacrifícios humanos como forma de culto a eles.

Atualmente, as terras que compreendiam o Império Inca se localizam nos atuais países: Peru, Colômbia, Equador, noroeste da Argentina, norte do Chile e oeste da Bolívia.

Origem dos incas

A região andina, constituída pelos países atravessados pela Cordilheira dos Andes, foi o berço da origem do povo inca.

Até por volta do século XI, os incas eram um clã da tribo dos quéchuas, na região de Cusco, no Peru. Por volta do século XII, dominaram outros povos indígenas, começando assim a formar um grande e forte império.

Até o século XV, o Império Inca alcançou o seu maior poderio e extensão. Como forma de controle, abriram estradas no litoral e nas montanhas cortando o território de norte a sul. As duas estradas se interligavam por caminhos transversais de leste a oeste.

Os incas possuíam um sistema de comunicação extremamente eficiente à época. Haviam guaritas ao longo das estradas com mensageiros treinados para correr o mais rápido possível. Dessa forma, conseguiam saber tudo o que acontecia nos domínios incas.

Sociedade inca

A sociedade inca era formada por quatro grupos. O Estado inca era imperial, então, no topo da pirâmide se situava o Inca, filho do deus Sol. Ele era um misto de deus e imperador e reunia várias tribos sob o seu comando.

Ele era o protetor dos bens do Estado, principalmente da terra. Toda a sociedade deveria obedecer aos seus comandos.

Abaixo dele, estavam os nobres, escolhidos para preencher os cargos de comando, como:

  • Chefes militares
  • Governadores de províncias
  • Sacerdotes
  • Sábios
  • Juízes

A terceira camada era constituída por funcionários públicos e trabalhadores, como:

  • Pedreiros
  • Ourives
  • Marceneiros
  • Ceramista
  • Farmacêuticos

Na quarta camada estavam os agricultores e na última, na base da hierarquia social inca, estavam as pessoas escravizadas.

Economia inca

A economia inca se baseava no trabalho coletivo. A sua base era a agricultura desenvolvida entre as montanhas dos Andes. As plantações se fixavam nas encostas graças ao sistema de terraços que eram uma espécie de degraus construídos nesses locais.

As terras que pertenciam ao Estado eram cultivadas pelos camponeses e a produção era consumida pelos sacerdotes, nobreza e militares. Já a produção excedente era armazenada e utilizada em tempo de carência de alimentos.

Utilizavam dois recursos para auxiliar na produtividade da terra:

  • Adubação: Feita com esterco de lhama e de pássaros. Essa prática agrícola visa conservar a fertilidade do solo auxiliando no desenvolvimento das plantações.
  • Irrigação: Feita com tanques e canais, permite o fornecimento necessário de água para as plantações.

Ambas essas técnicas contribuíam para a manutenção e aumento da produção.

Utilizavam a lhama como forma de transporte e a alpaca e a vicunha para a obtenção de lã e carne. Já as pessoas que habitavam no litoral, se apoiavam na pesca como forma de sobrevivência.

A forma que os incas encontraram para controlar os impostos e a produção era a utilização do quipu, que significa “nó”. Consistia em um cordão principal que prendia vários outros cordões coloridos, que ficavam pendurados e com vários nós.

“Quipo” ou “quipu” – Instrumento utilizado para comunicação e como registro contábil entre os incas.

Política inca

A política inca era direcionada principalmente pelo imperador, que controlava tudo o que acontecia no império. Ele comandava uma população de cerca de 15 milhões de habitantes divididos em 200 povos diferentes.

Como forma de estabelecer uma coesão no império, se impôs um idioma, o quechua, e o culto ao deus Sol, Inti. Todos trabalhavam para a garantir a alimentação e o vestuário. Entretanto, o imperador e seus nobres tinham direito a alguns privilégios.

Cultura inca

A cultura inca era retratada pela grandiosidade arquitetônica dos templos, palácios, fortalezas, pontes. Como eles não dominavam a escrita, fixavam e transmitiam suas opiniões por meio da oralidade e de desenhos.

Possuíam aptidões na arte funerária com a produção de máscaras. Além disso, utilizavam flautas de bambu para tocarem músicas para o divertimento ou para o culto aos deuses e à natureza.

Máscara cerimonial feita em ouro, utilizada pelos incas.

Religião inca

A religião inca comandava boa parte da vida e da cultura. Eles eram politeístas, ou seja, adoravam diversos deuses que eram associados a elementos da natureza (Sol, Lua, rio, chuva, terra, seca, etc.).

Praticavam rituais com sacrifícios humanos esperando dos deuses uma resposta em forma de chuva, boa colheira, proteção.

O principal deus inca, era o deus Sol, Inti. Ele era o deus supremo que exercia soberania no plano divino.

Era a divindade mais importante para os incas, adorado em muitos santuários. Ele possuía um grande templo em Cuzco, a capital do Império Inca.

Deuses incas

Os incas possuíam vários deuses. Alguns deles eram:

  • Viracocha (Wiracocha) – O deus criador;
  • Inti (Apu Inti) – O deus Sol;
  • Mama Quilla – A deusa da Lua;
  • Pachamama – A deusa da terra e da fertilidade.

Cultura inca na atualidade

A cultura inca na atualidade se faz presente nas sociedades andinas. No Peru, é possível ir a vários lugares e conhecer essa cultura:

  • Machu Picchu – Cidade inca que se situa na Cordilheira dos Andes.
  • Vale Sagrado – Reúne vários monumentos arqueológicos e povoados indígenas.

Curiosidades

  • O Imperador era visto como um deus, por isso, a população acreditava que ele possuía dons divinos.
  • Existiam as virgens do Sol que eram mulheres que serviam ao deus Sol.
  • A distribuição das terras era feita de acordo com o tamanho da família.
  • Todos tinham acesso à alimentação.

Saiba mais em: Quem foram os Incas, Maias e Astecas?

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.