Índia Antiga

A Índia é uma das civilizações mais antigas do mundo.

A civilização indiana é considerada uma das mais antigas do mundo, formada nas proximidades do Rio Indo, habitado por nômade, caçadores e coletores.

De forma gradual, eles formaram aldeias e foram chamados de povos do Vale do Indo.

O território correspondente a sua ocupação foi o ponto de partida para que esses indivíduos se direcionassem para a Europa e Ásia, sendo chamados de indo-europeus.

Continue a leitura para saber mais sobre a Índia Antiga.

Características da Índia Antiga

Existiram duas grandes cidades que podem nos auxiliar na compreensão da sociedade da Índia Antiga. São elas: Mohenjo-Daro e Harappa.

Índia antiga
Ruínas de Mohenjo-Daro

Neste local, os arqueólogos encontraram vestígios de uma grande cidade na qual habitavam cerca de 80 mil pessoas. Ali, utilizavam tijolo cozido para a construção de edifícios, além do sistema de abastecimento de esgoto e água e do planejamento simétrico das ruas.

No entanto, a base da economia da Índia Antiga era a agricultura, pois grande parte dos habitantes morava na zona rural.

A sociedade indiana era igualitária, fato comprovado pela presença de edifícios semelhantes e poucas reservas de armas, o que simboliza uma tranquilidade em relação à defesa e à conquista.

A civilização do Vale do Indo deixou de existir por volta do ano 1500 a.C., e ainda não se sabe ao certo os motivos que a fizeram desaparecer.

Uma das teorias afirma que tal civilização teve seu fim devido à ocorrência de um terremoto que destruiu cidades inteiras, obrigando a população a migrar para outros locais.

Outra possibilidade aponta para a invasão de povos vizinhos.

Civilização védica

O Período Védico inicia-se por volta de 1500 a.C., quando o território passa a ser ocupado por indo-europeus oriundos das regiões do Mar Cáspio e Mar Negro.

A língua destes povos se assemelhava à língua falada na Índia, fato demonstrado por objetos gravados em sânscrito, reunidos entre 1,5 mil e 900 a.C.

Tais artefatos estão reunidos em uma coleção chamada Vedas, que em sânscrito significa “saber”. Ela resume os princípios do hinduísmo e se divide em quatro partes:

  1. Atharva-Veda
  2. Sama-Veda
  3. Yajur-Veda
  4. Rig-Veda

Além do idioma, a Índia foi impactada por novas crenças, costumes e organização social.

Acredita-se que foi nesse momento que adotaram o sistema de castas (divisão imutável de pessoas de acordo com seu nascimento).

Religião da Índia Antiga

É neste momento histórico que se consolidam duas religiões que influenciaram a cultura indiana: o Budismo e o Hinduísmo.

Budismo

O Budismo é uma religião que baseia seus princípios de acordo com os ensinamentos de Buda.

De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério do Interior da Índia, em 2001, cerca de 8 milhões de indianos eram budistas.

Índia antiga
Estátua de Buda

Hinduísmo

O Hinduísmo acredita em uma ordem universal pré-estabelecida a todas as pessoas.

Segundo o Ministério do Interior da Índia, em 2001, a grande maioria da população indiana era hinduísta, cerca de 80%.

Índia antiga
Brahma, um dos deuses hindu

Invasões de povos estrangeiros na Índia Antiga

Por volta do século V a.C., os hindus tiveram que enfrentar a expansão do Império Persa. Liderados pelos reis Ciro I e Dario I, vários territórios indianos passaram a ser controlados pelos persas.

No século IV a.C., os macedônicos vencem os persas e lideram algumas regiões da Índia.

A divisão dos territórios alexandrinos possibilitaram a consolidação de um novo império, o Império Máuria.

Os máurias expulsaram os gregos do território. Além disso, os monarcas que se seguiram investiram em uma política expansionista, anexando novas regiões ao território indiano.

O Império Máuria foi o responsável pela construção de obras públicas que incentivaram o comércio e a agricultura. No entanto, a crise enfrentada por ele facilitou a invasão de outros povos.

No século II a.C., o Reino de Bactria invadiu o antigo Império Macedônico e os povos da Ásia Central invadiram o território dominado pelos gregos.

Neste período, a Índia foi dividida por vários reinos. Depois de muita instabilidade política, ela passou a viver um período de centralização política com o Império Gupta, no século IV.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.