INEP altera locais de prova de alguns participantes a uma semana do ENEM

Fique por dentro do que mudou depois que o INEP alterou os locais de prova do ENEM e confira as dicas. Saiba mais!

Como já é de conhecimento, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 acontecerá nos dias 21/11/2021 e 28/11/2021. No entanto, a uma semana do dia da prova, INEP alterou os locais de prova do ENEM para alguns participantes.

Antes de tudo, esse exame tem o objetivo de verificar o nível de aprendizado dos estudantes das escolas públicas e privadas do País. Como um projeto do Ministério da Educação e de responsabilidade do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o exame também serve como via para acessar o ensino superior.

Onde pode utilizar a nota do ENEM

O ENEM pode ser feito por qualquer pessoa do ensino médio, mesmo que ainda em curso do primeiro e segundo ano. As inscrições ocorrem sempre no primeiro semestre de cada ano e é feita através do site do INEP.

É comum haver dúvidas sobre onde pode-se usar a nota do ENEM, então veja abaixo algumas formas de utilizar a sua nota:

  • O Sistema de Seleção Unificada – SISU: Vestibular muito aceito pelas universidades federais brasileiras.
  • ProUni: Programa do Governo Federal que dá oportunidade de acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda.
  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil: Também disponibilizado pelo Governo Federal para acesso ao ensino superior, funciona como um financiamento comum. Nesse modelo primeiro se realiza o curso e depois de formado, após uma carência, a pessoa inicia a fase de pagamento.

Em 2021 estão inscritos no total mais de três mil pessoas para realizar a prova, no entanto um percentual desse total fará a prova de forma digital.

A confirmação da inscrição ocorre através de um cartão que está a disposição desde o início do mês corrente na página do concorrente, porém o INEP fez uma alteração que causou comoção entre os participantes. O órgão alterou o local de provas de alguns inscritos a pouco mais de uma semana da realização da prova.

Por fim, é muito importante que cada participante leve o cartão de inscrição impresso no dia da realização da prova para evitar qualquer contratempo.

Se gostou dessas dicas e quer ler mais conteúdo como esse, clique aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.